Apresentamos o associado da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil/Slobraz, Carlos Alberto Costa. Neto da eslovena, Maria Beranitsch, Carlos é fundador do Grupo Raízes, detentor das empresas Cucinare, Quitanda, Fazenda Copaíba e Quitanda Escolas. Foi justamente o convívio com a avó que despertou, desde cedo, o interesse e a paixão de Carlos pela Eslovênia. Porém, na última década, ele vem se aproximando ainda mais do país, tanto por meio dos negócios quanto pela busca de suas origens.
Alguns destaques do Grupo Raízes:
- Fundado em 2001, por Carlos Alberto Costa, o grupo teve início com a empresa Cucinare, voltada para o segmento de alimentação corporativa. Atualmente, serve 70 mil refeições diárias em 130 restaurantes, dentro de grandes empresas do estado de São Paulo.
- Em 2007, a participação dos filhos de Carlos Alberto nos negócios levou à criação da Quitanda. Um mercado que reúne em um só lugar produtos sempre frescos, fornecedores locais e uma grande variedade de produtos de marca própria, continuamente focado em uma cadeia mais sustentável.
- A Fazenda Copaíba foi criada em 2019, com foco em orgânicos, que abastecem a Quitanda e a Quitanda Escolas, empreendimento lançado em 2021 com o objetivo de oferecer uma alimentação mais saudável e gostosa para as crianças.
- Contato:
+55 11 97502-8965
Temperando a vida com paixão
Formado em Engenharia Civil, Carlos Alberto Costa trocou o concreto pela terra, a calculadora pela gastronomia e, assim, criou o Grupo Raízes, que começou em 2001 com a Cucinare. A empresa, que atua no segmento de refeições corporativas, oferece um grande diferencial: fazer da alimentação uma experiência saudável, saborosa e afetiva.
Cardápios elaborados de acordo com as necessidades de cada cliente, ambientes projetados para proporcionar bem-estar a todos e colaboradores selecionados e treinados para servir com cuidado e prazer são as marcas do negócio, que serve mais de 70 mil refeições diárias.
Quando decidiu montar a empresa, Costa queria que, em primeiro lugar, ela fosse um local onde as pessoas tivessem prazer em trabalhar, sempre incentivados a fazerem o seu melhor, sentindo-se de bem com a vida e com a empresa. “É um super time”, orgulha-se.
Outro motivo de alegria para Carlos Alberto é a sucessão na empresa, já que seus quatro filhos estão diretamente envolvidos no negócio. Foram eles os responsáveis pela criação da Quitanda, em 2007, hortifrúti que, além de verduras, legumes e frutas com qualidade diferenciada, oferece produtos de marca própria e de diversos produtores locais.
O local também conta com peixaria, açougue, padaria e confeitaria, uma área com comidas prontas e uma adega com uma cuidadosa seleção de rótulos, na qual inclusive se encontram os vinhos da marca eslovena Puklavec.
A Quitanda é referência também em sustentabilidade, pois além de ações como o incentivo ao consumo de produtos de pequenos produtores, no local encontra-se um eco ponto que, com o apoio de uma cooperativa, capta cerca de oito toneladas de material por mês. Tais atributos fizeram com que, em 2014, a Quitanda fosse destaque no Top 25 de pesquisa de lojas de varejo da revista Monocle, uma das principais publicações globais que avaliam empresas e empreendedores do mundo todo.
Sempre em busca de mais, em 2019, Carlos Alberto e os filhos fizeram um novo movimento, compraram a Fazenda Copaíba, com o intuito de produzir frutas, verduras e legumes orgânicos. Para ele, foi um retorno às suas origens, já que é filho de agricultores. Seu pai, Alcydes Costa, mudou-se para o Paraná, em 1951, para plantar cereais e café, e Carlos sempre trabalhou com o pai, só deixando o campo para cursar Engenharia Civil, graduando-se em 1975. No entanto, a vida tinha outros planos para ele que, como primogênito, teve que assumir os negócios do pai após seu falecimento. Carlos permaneceu no Paraná até 1986, quando mudou-se para São Paulo.
“A semente e a paixão pela terra sempre existiram, pois fui criado nela; morava em fazenda, então faz parte da minha história e está ligada ao meu jeito de ser”, diz. A fazenda em Tietê, a 120 km de São Paulo, foi escolhida para que pudesse plantar orgânicos e oferecer a seus clientes mais um produto diferenciado, tanto na Quitanda como na Quitanda Escolas, empresa criada em 2021 para fornecer alimentação saborosa e nutritiva nas escolas.
O nome Copaíba veio da árvore centenária que vive no local. A logomarca foi criada a partir de uma foto de Carlos Alberto apoiado na árvore, cujos galhos, segundo ele, representam cada um de seus quatro filhos. Ricardo Costa é o CEO do grupo, as filhas Maria Cecília e Beatriz cuidam das marcas Quitanda e Quitanda Escolas e Guilherme é o responsável pela Fazenda Copaíba. A família é unida e Carlos Alberto pretende levá-la em breve à terra de sua avó, Maria Beranitsch, que veio da Eslovênia para o Brasil com 15 anos, em 1901.
Na última década, Costa tem procurado estreitar os laços com suas raízes, após o contato com a empresa eslovena de vinhos, Puklavec, um dos parceiros da Quitanda. A paixão pela Eslovênia, adormecida após a morte da avó, ressurgiu e ele foi em busca de documentos, que o levaram a Hajdina, local onde seus antepassados viveram antes de se mudarem para o Brasil.
Durante esse período, chegou a visitar a Eslovênia duas vezes e ficou encantado com o país, o verde e as pessoas de lá. Seja na gestão dos negócios, na gentileza com as pessoas, no cultivo da terra e até mesmo no cuidado com seus carros antigos de colecionador, a paixão está no centro de tudo o que Costa faz. Sendo assim, não poderia passar despercebido o slogan que viu durante uma de suas visitas: a palavra Slovenia, em inglês, que em seu interior abriga love, amor.
A associação com a Slobraz é recente, mas Costa ficou tocado com a receptividade com o qual foi recebido. Alguns negócios já estão em andamento, mas ele reitera o convite, dizendo que as portas da Quitanda estão abertas para quem quiser oferecer seus produtos. “As portas estão abertas e o coração pronto para receber todos”, sorri.