Newsletter – Notícia SLOBRAZ – Protagonismo do associado em primeiro lugar

Apresentamos o associado da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil /Slobraz, Sandi Ravbar. No Brasil, desde 2019, Sandi é esloveno, formado em Economia com especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Liubliana. É diretor executivo da BioLinker, além de consultor da empresa eslovena SmartLocator e secretário da Slobraz.

Da combinação Brasil e Eslovênia surgiu a BioLinker

Enquanto estava na Eslovênia – em seu laboratório no National Institute of Biology –, realizando pesquisas para o doutorado, a Dra. Mona Oliveira teve a ideia de criar uma empresa na área de biotecnologia. Em 2018, surgia então a BioLinker, que devido ao financiamento obtido pela Fapesp, teve sua sede estabelecida em São Paulo.

A BioLinker é uma startup que trabalha com a produção e purificação de proteínas recombinantes usando sistema livres de células (cell-free), ou seja, sem o uso de células vivas. Seu processo escalável permitiu à BioLinker produzir comercialmente as proteínas recombinantes, sob demanda, que possibilita diversas aplicações, que auxiliam desde os laboratórios de pesquisa e indústrias no desenvolvimento de produtos biofarmacêuticos até detecção de doenças, como a Covid-19.

Desde o início da pandemia, a startup tem trabalhado em soluções que ajudam o combate ao vírus SARS-CoV-2 e suas variantes, como a criação de testes rápidos de detecção, além de desenvolvimento de insumos para a produção de vacinas.

Ainda em 2018, a Hello Tomorrow Challenge elegeu a BioLinker como uma das 500 startups mundiais mais promissoras na área científica.  Além disso, a BioLinker é líder no Brasil em biotecnologia com foco em síntese de proteínas recombinantes in vitro; está entre as 10 empresas mundiais que produzem proteínas cell-free e é uma das quatro no mundo, capazes de descobrir proteínas novas com o emprego de três tecnologias em conjunto: a síntese de proteínas de modo livre de células (CFPS), exibição de fagos (Phage display) e exibição de ribossomos (Ribosome display).

Sandi Ravbar, diretor executivo da BioLinker e marido da Dra. Mona Oliveira, explica que seus principais clientes são universidades, laboratórios, indústrias farmacêutica e de biotecnologia, institutos de pesquisa sem fins lucrativos como a Embrapa e a Fiocruz, que necessitam de proteínas produzidas com um determinado código genético para desenvolvimento de vacinas, por exemplo, contra doenças como a Covid-19, bioconservantes para alimentos mais saudáveis, proteínas com ação tóxica contra pragas para melhoria de culturas agrícolas, além de moléculas que ajudarão no diagnóstico do câncer e na criação de novos medicamentos.

Recentemente, a BioLinker recebeu um aporte financeiro, que será usado na expansão da capacidade de desenvolvimento e produção na nova sede da startup, localizada no parque industrial de Cotia, em São Paulo. O investimento foi realizado por Fabricio Bloisi, do Grupo Movile, do qual fazem parte o iFood e o Sympla. Bloisi também será membro do conselho administrativo da empresa, por causa do seu interesse no crescimento da área científica e tecnológica no Brasil.

Além de CEO da BioLinker, Sandi é consultor da startup eslovena SmartLocator, que auxilia serviços de resgate e emergência a obterem a localização exata de quem faz as chamadas. Na Europa, quando alguém liga para o número de emergência 112, por exemplo, para pedir uma ambulância, é possível saber com precisão a posição do solicitante. No Brasil, a startup está iniciando seu trabalho para a habilitação do serviço.

Esloveno, Sandi chegou ao Brasil em 2019. Desde o início do ano passado foi eleito secretário da Slobraz. Por meio desse trabalho, ele diz poder ajudar outras empresas eslovenas com sua experiência, mostrando como os negócios funcionam no Brasil, e fazer a ponte para empresas brasileiras na Eslovênia. Sandi expressa sua gratidão à existência da Slobraz, por promover oportunidades e encontros entre a comunidade eslovena, que permitem trazer um pouco das tradições de seu país, inclusive com comidas eslovenas, produzidas com um toque brasileiro, presentes na cesta de Natal da Slobraz.

Destaques da BioLinker:

A BioLinker, criada em 2018, pela Dra. Mona Oliveira, com sede em São Paulo, foi considerada uma das 500 startups mais promissoras no mundo, na área científica, pela Hello Tomorrow Challenge.

Companhia brasileira líder em biotecnologia com foco na produção de proteínas recombinantes in vitro, a BioLinker é uma das quatro empresas no mundo a produzir proteínas, utilizando em conjunto estas três plataformas: a síntese de proteínas por meio do sistema livre de células; a exibição de fagos e a exibição de ribossomos.

Fabricio Bloisi, do Grupo Movile, proprietário do iFood, do Sympla e de outras startups, anunciou investimento na BioLinker recentemente. O valor será usado para expandir a capacidade da nova sede da empresa, localizada no parque industrial de Cotia, em São Paulo.

  • Contato:

Telefone: +55 11 3039-8362

Linkedin : https://www.linkedin.com/company/biolinker/

E-mail: [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/biolinker_tech/

Saiba mais sobre a BioLinker, acesse o site: www.biolinker.tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *