Participação em uma rede global de programas de estágio para estudantes eslovenos – em cooperação com a SDGZ (associação econômica regional eslovena de Trieste), a SGBN (Slovenian Global Business Network), a SLOBRAZ é a detentora do projeto no Brasil.
Já há dois anos a Família Hrast, que vive no sul do Brasil, está recebendo estudantes vindos da escola DTZ Žiga Zois localizada em Trieste, na Itália. Uma experiência ímpar, onde se pode além de trocar informações e cultura, é possível reavivar nossas origens, muitas vezes não tão frequentes no cotidiano. Quando se está próximo de pessoas que vivem no além mar se torna fácil conversar e interagir com a língua, com costumes e com comida. O trabalho que é proposto para os estudantes, ajuda–os a levarem de volta para suas casas não só o aprendizado específico mas também um visão mais abrangente de como os eslovenos aqui radicados vivem. Complementando, esta semana foi feita uma grata visita na Secretaria do Meio Ambiente de Caixas do Sul, onde o Sr. Secretário João Uez, representando toda equipe administrativa da cidade recebeu a associada da SLOBRAZ, Janette Hrast e estudante esloveno Nik Emili que veio pelo intercâmbio, e parabenizou a iniciativa de intercâmbios como este, onde se pode criar vínculos não só para estudos ou aprendizado mas também para novos negócios, visto que o interesse é mútuo. A SDGZ-URES – Slovensko Deželno Gospodarsko Združenje – Unione Regionale Economica Slovena (Associação Econômica Regional Eslovena na Itália) está de parabéns em patrocinar estes momentos, são saudáveis para ambos os lados, uns aprendem outros rememoram a história.
Na agenda esta programada também a visita do estudante Nik na Microex, a entidade que reúne pequenos empresários que exportam.