A evolução do blockchain – de 2009 a 2020

Em 2009, um artigo publicado sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, cuja identidade até hoje permanece desconhecida, alterou o mercado financeiro global. O texto falava sobre uma moeda digital – o Bitcoin – e um sistema de registro de transações que passou a ser conhecido por blockchain. Desde então, temos testemunhado as implicações da tecnologia do blockchain na economia e nos negócios.

O bitcoin surgiu como uma resposta à crise financeira de 2008, com o objetivo principal de não se depender mais da intermediação dos bancos nas operações financeiras. Isso tornava as transações mais ágeis e baratas, além de globais, já que poderiam ser feitas por qualquer país sem conversão de câmbio. 

Sem a regulamentação de uma instituição financeira ou do Governo, o que garante a confiabilidade do bitcoin é um código complexo, que não pode ser alterado, e que depende de um grupo de pessoas apto a verificar a autenticidade das operações. Todas as transações são protegidas por criptografia e gravadas no blockchain. Dessa forma, elas não podem ser copiadas, fraudadas ou rastreadas, garantindo sua segurança, irreversibilidade e anonimato. 

A valorização dessa criptomoeda foi tão grande que fez com que ela adquirisse uma nova função: a de investimento. No entanto, como qualquer investimento, o bitcoin oferece riscos e é preciso conhecer bem o seu funcionamento e estar atento aos fatores que podem impactá-lo, se quiser conseguir bons resultados.  

O evento online promovido pela Blockchain Alliance Europe no próximo dia 22/10 – “Blockchain evolution from 2009 to 2020”– apresentará a jornada do bitcoin e de várias soluções tecnológicas do blockchain nos negócios, de sua criação aos dias de hoje, além de tratar sobre temas que envolvem segurança online, importância da criptomoeda na carteira de investimentos, turismo 4.0 e futuro dos festivais pós-pandemia. 

A abertura do evento será às 14h CET (9h no horário de Brasília) com o discurso da presidente da Blockchain Alliance Europe, Tanja Bivic Planka, seguidos por mensagens de boas-vindas de Irena Grofelnik do Business Intelligence Centre da Eslovênia; de Anja Blaj, presidente do Blockchain Think Tank Slovenia e de Jure Pirc, presidente do Bitcoin Association Slovenia.

Ao todo serão seis palestras de importantes figuras da área: Gregor Županc, cofundador e CEO da Solidum Capital; Alen Šalamun, cofundador e CTO da REAL Security e BC Vault; Tomaž Furl, fundador e CEO da Lucis; Vasja Veber, cofundador e COO da Viberate; Jan Gerl, desenvolvedor de blockchain e gerente de projeto da Netis e Dejan Roljič, fundador e CEO da Eligma.

O evento será transmitido em inglês e pela plataforma Zoom. A participação é gratuita, porém, as vagas são limitadas. Inscreva-se no site para obter mais informações, o link e a senha de acesso. 

Evento online “Blockchain evolution from 2009 to 2020”

Data: 22/10/2020

Horário: 9h no horário de Brasília (14h CET) 

Inscrições no site https://blockchainalliance.si/events/

Vagas limitadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *