Assembleia Geral Extraordinária da Slobraz faz resumo do ano e lança projetos para 2022

“Foi um ano especial”, começou falando a vice-presidente da Slobraz, Tatjana Močenik, durante a apresentação das atividades realizadas pela câmara em 2021, na Assembleia Geral Extraordinária da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil, realizada de forma remota por mais um ano em virtude da pandemia.

Neste ano em que a Eslovênia comemorou 30 anos de sua independência, a celebração da data foi um dos grandes projetos realizados pela Slobraz, com o destaque para algumas ações:

• Publicação de histórias sobre como começou o processo de independência;
  • Slobraz Talk com a participação de convidados ilustres e a moderação de Valdeir Vidrik;
  • Iluminação de monumentos e prédios com as cores da bandeira eslovena em várias cidades do Brasil, que teve grande repercussão na imprensa nacional e eslovena;
  • Lançamento de cerveja comemorativa produzida pela associada Gård Cervejaria.

O segundo projeto foi o lançamento em abril do Mapa Interativo para a divulgação de produtos e serviços eslovenos no Brasil, que desde a sua criação tem sido atualizado com novos participantes. E o terceiro, a Cesta de Natal Eslovena, criado no final de 2020 com o intuito de ajudar pequenas empresas de origem eslovena, e que neste ano traz novidades: novos fornecedores, embalagem sustentável e um número maior de opções de cestas, que receberam o nome da cidade ou do vilarejo esloveno de origem dos fornecedores, para homenageá-los. Além disso, parte da renda será revertida para as obras assistenciais do Frei Marcelo Toyanski.

Fora esses três projetos maiores, a Slobraz ainda contou com outras ações:

• Slobraz Talks e Conferência Online de Negócios – foram cinco eventos com temas relevantes: “Empreendedorismo feminino na saúde”; “Relações bilaterais Brasil-Eslovênia”; “Economia circular e boas práticas”; “Doing business in Brazil” e “Brasil, realidade e esperança”, com a presença do embaixador e ex-ministro Rubens Ricupero;
  • Participação na LAC Days e em conferências com outros parceiros;
  • Recepção e reunião com a Ministra dos Eslovenos no Exterior, Dra. Helena Jaklitsch;
  • Participação no Martinovanje (Dia de São Martinho);
  • Presença ativa na Eurocâmaras e divulgação do Anuário;
  • Divulgação dos trabalhos e dos negócios dos associados, dos consulados e da embaixada;
  • Informação sobre assuntos relevantes para os associados;
  • Forte presença nas redes sociais: site, YouTube, Instagram, LinkedIn, Facebook.
  • Apoio da Spirit Slovenia, agência pública para o desenvolvimento de negócios com foco em empreendedorismo, tecnologia e internacionalização, que vai ajudar não só no sustento, mas no crescimento da Slobraz.

O presidente da Slobraz, Matjaž Cokan, apresentou a agenda para 2022, que procura repetir parte do sucesso do trabalho desenvolvido em 2021 com:

• Eventos Spirit Slovenia
  • Slobraz Talks
  • Consultoria
  • Notícias e oportunidades de negócios da Spirit
  • Clusters IT Eslovênia-Pernambuco
  • Atualização e divulgação do mapa virtual
  • Cesta de Natal Eslovena
  • Presença na Eurocâmaras

Outro importante ponto da assembleia foi o fim do mandato da atual diretoria em dezembro de 2021 e a eleição para a diretoria que deve atuar de 2022 a 2024. Como sugestão, o presidente marcou previamente a reunião para 13/1/2022, com a realização da eleição e a apresentação do balanço financeiro.

O embaixador Gorazd Renčelj participou da assembleia e elogiou o trabalho ativo e estratégico da Slobraz, assim como sua grande abertura, sempre disposta a abraçar novas ideias e parcerias. Homenageou a diretoria, lembrando a todos que cada um deles têm seus trabalhos e obrigações fora da câmara, mas investem tempo, energia e dedicação de forma voluntária. E que como recompensa têm apenas a confirmação de que estão realizando algo nobre e bom. O embaixador destacou ainda a interação entre os associados da Slobraz, que sempre trazem mensagens positivas, de encorajamento e otimismo. Por fim, reiterou o apoio da Embaixada e disse ter certeza de que haverá muitos motivos para se comemorar no próximo ano também.

O presidente emérito da Slobraz, Štefan Bogdan Barenboim Šalej, falou sobre a comunidade eslovena no Brasil, presente há 120 anos no país, e sobre os pioneiros que deram início à Slobraz. “Somos uma comunidade unida e respeitosa”, disse.

A Slobraz agradece o apoio da Embaixada da Eslovênia no Brasil; da Slovenian Global Business Network (SGBN); da União dos Eslovenos do Brasil; dos cônsules; do presidente emérito da Slobraz, Štefan Bogdan Barenboim Šalej; da Mateja Perovšek Ciuchini, que ajudou na realização de muitos eventos; dos associados Slobraz e de todos que compraram as Cestas de Natal Eslovenas.

Todos os associados podem dar sugestões de candidatos ou se candidatar para a eleição da diretoria da Slobraz, enviando um e-mail para [email protected]

Para quem quiser assistir ao vídeo gravado: