Organizada pela Embaixada da Eslovênia e pela União dos Eslovenos do Brasil, a celebração pela posse do novo embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Renčelj, ocorrida no feriado de 12 de outubro, contou com a presença de mais de 90 membros da comunidade eslovena no país, além dos convidados especiais: o embaixador e o Octeto Esloveno de Mendoza.
A festividade teve início com a apresentação do Octeto Esloveno de Mendoza na Catedral da Sé. A Arquidiocese de São Paulo permitiu que os músicos não só se apresentassem em um dos cartões postais da cidade como no dia da padroeira do Brasil. O concerto ocorreu após a missa e os músicos foram ovacionados por uma igreja lotada, devido à ocasião especial.
O almoço comemorativo que deu sequência à programação ocorreu no restaurante Villa Fiori, onde foram servidos pratos típicos da Eslovênia. Para encerrar o dia, a Slobraz promoveu uma reunião com os empresários argentinos descendentes de eslovenos para incentivar novos negócios. O Octeto, formado pelos oito amigos de ascendência eslovena com o intuito de preservar a tradição do canto folclórico da Eslovênia, ofereceu um programa especial com músicas eslovenas, espanholas e brasileiras no final.