Embaixador da Eslovênia retrata o agronegócio em seu país

O agronegócio foi o tema principal da entrevista do embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Renčelj, para o canal AgroMais. Por causa da geografia do país, Gorazd explicou que a agricultura na Eslovênia não é a intensiva, bem comum no Brasil. O terreno acidentado favorece a existência de pequenas fazendas e da agricultura orgânica, que cresce cada vez devido ao surgimento de um mercado mais preocupado com a procedência dos alimentos, e do apoio do governo esloveno.

Dentre os incentivos da política pública, encontra-se o investimento em tecnologia, não só para aumentar a eficiência agrícola, mas para tornar a vida rural mais atraente para jovens agricultores continuarem a tradição rural familiar e não migrarem para as cidades. Trigo, grãos e legumes são os produtos mais exportados pela Eslovênia.

“O agronegócio é uma parte importante da relação entre Brasil e Eslovênia”, diz o embaixador. Café, soja e óleo de soja lideram as exportações brasileiras para a Eslovênia. O embaixador falou ainda sobre o crescimento da vinicultura orgânica eslovena, o Acordo Mercosul-UE e oportunidades de negócios envolvendo os dois países.

Assista à entrevista no canal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *