A representante da Slobraz esteve na cidade de Duque de Caxias /RJ, presenciando a gravação da entrevista dos associados da Slobraz, os irmãos Dvoršak, os filhos do fundador da Escola Municipal Anton Dworsak, que neste ano comemore os 60 anos da sua fundação.
A Escola Municipal Anton Dworsak foi construída pelo imigrante esloveno no Brasil, Anton Dvoršak junto com a comunidade em 1961 e inaugirada em 1962. Possuía apenas duas salas de aula, atualmente a Unidade Escolar possui onze salas de aula e uma sala de recursos. É uma escola pública em Duque de Caxias/RJ, no bairro Jardim Primavera. Oferece educação especial, ensino fundamental, ensino fundamental – anos finais 6ᵒ ao 9ᵒ, ensino fundamental – anos iniciais 1ᵒ ao 5ᵒ e pré-escola. Atualmente tem mais de 500 alunos matriculados nos três períodos. Por ela passaram milhares de crianças e ela continua beneficiando outras milhares, pois ainda é a única que oferece ensino fundamental para jovens e adultos na região.
A escola está construindo um centro de memórias, e as historiadoras do centro de CEPEMHEd (centro de pesquisa, memória e história da educação da cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense) entrevistaram os irmãos Dvoršak, o Danilo, Anton, Peter e Ferdinand. Que compartilharam as lembranças de como foi construida a escola, as memorias marcantes dos eventos que ocorriam dentro da escola, como as festas Juninas, as missas nos domingos, e os professores que marcaram a suas vidas. Os desafios de manter a escola em plena função e as ideias futuras na ampliação dela.
O CEPEMHEd centro de pesquisa, memória e história da educação da cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense começa a ser escrita pelos profissionais da educação da rede pública municipal de Duque de Caxias, RJ, quando estes incluem, nas negociações da data-base de 2004, a proposta de criação de um espaço público para garantir a preservação e a guarda das fontes que referenciam as Memórias e a História da Educação do município. Tal proposta surgiu a partir da preocupação com a memória e a preservação do espaço arquitetônico e dos acervos documental, fotográfico, bibliográfico e museológico da Escola Regional de Merity, atual Escola Dr. Álvaro Alberto, primeira instituição escolar da região (1921). A institucionalização do CEPEMHEd é formalizada através do Decreto nº 4.805, de 23 de dezembro de 2005. No final de 2006 é dado início às suas atividades, gerido por um Conselho Deliberativo constituído por entes governamentais e da sociedade civil, e administrado por uma Diretoria Executiva, formada por professoras da rede pública municipal e/ou estadual, cedidas, sem cargo comissionado, indicadas pelo SEPE e aprovadas pelas demais entidades do Conselho Deliberativo. Em 07 de novembro de 2008, através da Lei n° 2.223 o referido Decreto é transformado em Lei Municipal.