Escritora eslovena busca deleitar os leitores com suas histórias

Criar histórias interessantes, divertidas e que sejam prazerosas para os leitores. Esse é o grande propósito de Karmen Špiljak ao escrever e pelos elogios recebidos, ela tem conseguido. Seu livro, A perfect flaw, ganhou mais de quatro estrelas (exatamente 4,23) em um conhecido site, que mantém o registro e a avaliação das leituras de pessoas do mundo todo. Além disso, comentários sobre como a leitura é agradável, a trama envolvente, os personagens habilmente construídos e a ótima qualidade da escrita são comuns entre seus leitores.

Em A perfect flaw, a autora escolhe como cenário sua terra natal – a Eslovênia –, especialmente a capital Ljubljana, para contar a história da estudante e designer de games Zoja. Como em todo bom romance de formação, acompanhamos o crescimento da protagonista que, mesmo apreciando a solidão, terá que aprender a conviver com suas novas colegas de apartamento: a ativista ambiental Daša e a fotógrafa Tarita. A jornada de Zoja inclui o desafio de manter seus segredos, apaixonar-se pela primeira vez, tomar decisões difíceis e conhecer a si mesma. 

Apesar de ser seu primeiro livro, Špiljak já recebeu reconhecimento por seus contos: “The recipe” foi nomeado para o Fish Publishing Short Story Prize 2018/2019; “Like a pendulum” foi um dos finalistas do Grindstone Literary Flash Fiction Prize e “The Collectors”, uma história epistolar, foi selecionado para a publicação The Circle 19: a Brussels Anthology pelo Círculo de Escritores de Bruxelas.

A escritora mora há 10 anos fora da Eslovênia. Assumiu também a nacionalidade belga assim que se casou e tem vivido em países diferentes desde então, por causa do trabalho do marido no consulado da Bélgica. Ela é PhD em antropologia do gênero e antes de se tornar escritora em tempo integral, trabalhava com comunicação online, escrevendo para a área de marketing. Atualmente está em processo de finalização de seu segundo livro, desta vez um romance de espionagem, que se passa no México e na Holanda.

Há cerca de dois anos morando em São Paulo, Karmen participou de alguns eventos promovidos pela Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil (Slobraz) e logo se associou. Para ela, “Ser escritora é ser empreendedora também”, e nesse sentido a Câmara oferece bastante apoio. Além de ser um canal de contato com seus conterrâneos. “Quando se muda de país, manter a língua eslovena torna-se mais importante que antes”, diz. 

Para quem tem como ofício a escrita, as palavras e as frases sempre adquirem um sabor especial. A escritora cita duas palavras eslovenas entre suas favoritas: čmrlj (mamangava) e šelestenje (farfalhar). A primeira por causa da ausência de vogais que faz dela quase um trava-língua, e a segunda por ser um pouco onomatopeica, cujo significado ela explica como sendo o som que as folhas secas fazem enquanto você caminha ou quando o vento as movimenta. 

Karmen foi criada em meio à natureza, e por isso esta é uma das coisas de que mais sente falta quando se refere à Eslovênia. Durante a pandemia da Covid-19, por causa do fechamento dos parques em São Paulo, ficou ainda mais difícil estar longe do verde e das árvores. Em seu site, a autora comenta: “Autoisolamento em uma cidade que fechou todos os parques e áreas verdes não é algo que eu gostaria de repetir. Nem um amontoado de tarefas rotineiras, Netflix ou cursos online podem substituir a sensação da grama sobre seus pés ou a maneira como é abraçada pelas árvores quando você está entre elas”. 

Se nestes tempos em que o novo normal está longe de ser o ideal, uma boa leitura capaz de trazer inspiração, leveza e bons pensamentos pode ser um alento. E mais do que isso, os leitores de Špiljak certamente vão se sentir acolhidos pelas suas palavras. 

O livro A perfect flaw foi lançado somente em inglês, mas pode ser adquirido na Amazon em e-book ou em papel.

Para saber mais sobre a autora, visite o site www.karmens.net 

Texto escrito por Patricia Kisse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *