Eslovênia entra para o prestigiado guia Michelin com seis restaurantes

Foto: The Slovenia

Nos últimos anos, a gastronomia eslovena vem ganhando destaque, tanto pela natureza e qualidade de seus ingredientes quanto pela criatividade de seus chefs. Faltava-lhe apenas a menção na pequena caderneta vermelha, considerada a consagração para a maioria dos donos de restaurantes do mundo todo: o guia Michelin.

Criado em 1900, o guia Michelin é tido como uma vitrine da gastronomia mundial. Ser premiado na categoria Estrelas dele é o reconhecimento da excelência para um restaurante e para os clientes, a garantia de uma rica experiência. Na edição deste ano, a Eslovênia marcou presença pela primeira vez com seis restaurantes nessa categoria.

O Hiša Franko da chef Ana Roš recebeu duas estrelas (em um ranking que vai de zero a três). Ana já foi eleita a melhor chef do sexo feminino do mundo, em 2017, pelo The World’s 50 Best Restaurants Awards e foi uma das chefs escolhidas para participar da série da Netflix Chef’s Table, que reúne estrelas da culinária do mundo todo. 

Entre os chefs premiados com uma estrela estão: Tomaž Kavčič do restaurante Pri Lojzetu; Jorg Zupan do Restaurant Atelje; Uroš Fakuč do Dam Restaurant; Gregor Vračko do Hiša Denk e Uroš Štefelin do Vila Podvin. Ana Roš recebeu ainda o Prêmio Sustentabilidade concedido àqueles que se destacam como modelos na gastronomia sustentável. Outros cinco chefs eslovenos foram premiados também: Gostišče Grič (Luka Košir), Gostilna Mahorčič (Ksenija Krajšek), Bine Volčič (Monstera Bistro), Golstina Krištof (Uroš Gorjanc) e Golstina za Gradom (Davide Crisci). 

A Eslovênia é rota para quem procura destinos sustentáveis e ter seis de seus restaurantes no Prêmio de Sustentabilidade da Michelin reforça sua imagem de país mais verde do mundo. Na categoria Plate dada aos restaurantes que segundo os inspetores do guia merecem ser recomendados, mais 37 estabelecimentos foram mencionados, colocando a Eslovênia agora também no mapa da gastronomia mundial. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *