A Slovenian Global Business Network, em cooperação com a Slobraz (Câmara de Comércio da Eslovênia – Brasil) e a Embaixada da República da Eslovênia em Brasília, organizou o primeiro encontro virtual com empresários e empresárias eslovenas de diferentes países no dia 3 de março de 2022 às 16h CET. Onde compartilharam suas boas experiências e desafios nos movimentos de negócios certos e errados, e chamaram a atenção para as especificidades de fazer negócios nos países onde vivem. Cada país tem suas peculiaridades, costumes e tradições e sua própria cultura empresarial. Empreendedores que se aventuram em mercados estrangeiros muitas vezes esquecem disso. O fato é que nunca podemos comparar nosso país com os outros. Aumentar a conscientização e ajudar as empresas, empresários e empresárias, empreendedores e empreendedoras eslovenos a expandir seus negócios para mercados estrangeiros.
O Brasil foi o primeiro país a se apresentar no programa, e 65 participantes de 13 países tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens ou desvantagens de abrir e fazer negócios no maior país da América do Sul em um encontro virtual de duas horas e aprender do melhor.
Os principais palestrantes do evento foram Matjaž Cokan, Presidente da Slobraz (Câmara de Comércio da Eslovênia – Brasil) e Diretor da Hisense Gorenje do Brasil, que destacou que o Brasil é um dos países mais difíceis do mundo para fazer negócios, principalmente devido à complexa legislação tributária. Seguiu o Mirko Hlebanja, brasileiro de origem eslovena e diretor do negócio da família Drava, destacou a importância da comunidade eslovena no Brasil, que está sempre pronta para ajudar eslovenos e empresas eslovenas que querem fazer negócios no Brasil, a palestrante Suzana Pendič, diretora da empresa eslovena Arex no Brasil, descreveu o caminho de quase cinco anos de transferência de tecnologia eslovena, obtenção de documentação relevante e o avanço final no mercado de armas, a importância de conhecer as características do mercado local e assistência das Embaixadas da República da Eslovênia em Brasília e Slobraz no estabelecimento de sua produção no Brasil.
O palestrante Sandi Ravbar, cofundador junto com sua esposa, diretor da empresa eslovena-brasileira BioLinker, que apesar de seu conhecimento da cultura brasileira, experimentou as maiores “surpresas” devido à demora para obter os certificados adequados e a falta de confiabilidade do pessoal local em o processo de recrutamento.
Além dos palestrantes mencionados acima, tiveram seu discurso o N.E. Gorazd Renčelj, Embaixador da República da Eslovênia no Brasil, N.E. Prisco Ramos, Embaixador do Brasil na Eslovênia, N.E. Débora Barenboim, primeira embaixadora do Brasil na Eslovênia, e Andrej Vasle e Uroš Kravos, ambos empresários eslovenos com experiência no mercado brasileiro.
O evento foi conduzido pelo dr. Štefan Bogdan Barenboim Šalej, um dos fundadores da Slovenian Global Business Network e um empresário esloveno de sucesso no Brasil por muitos anos. Com base em sua própria experiência, ele sabe que o Brasil é um grande país com infinitas possibilidades e não há razão para que os eslovenos não tenham sucesso em seu mercado. No entanto, existem características para as quais todos que desejam ter sucesso no mercado brasileiro devem estar preparados. Acima de tudo, é importante estar ciente de que fazer negócios no Brasil é um investimento de longo prazo que exige um alto grau de paciência e perseverança.
A gravação da reunião está disponível no seguinte link: