Fapesp apoia empreendedorismo de pesquisadores

Desde sua criação em 1997, o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) tem apoiado a execução de pesquisas científicas e tecnológicas em micro e pequenas empresas do estado de São Paulo.
O objetivo da PIPE é promover o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade em empresas de pequeno porte, viabilizando pesquisas (nas áreas científica e tecnológica) com potencial para se transformar em grandes negócios.

A cada ano, a PIPE realiza quatro ciclos de seleção de propostas, e as inscrições para o quarto ciclo deste ano estão abertas até 21/10.Pesquisadores vinculados a pequenas empresas (com até 250 funcionários e unidade de Pesquisa e Desenvolvimento) podem participar do programa. Mesmo empresas que ainda não estão constituídas legalmente podem participar (a constituição pode ocorrer após a aprovação da proposta).
Para atender os interessados em participar do programa, a Fapesp, em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) e o Desenvolve SP, realizará o evento “Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa”, no dia 25/9/19, das 9 às 12 horas, para esclarecimento de dúvidas.

O valor destinado aos projetos selecionados neste ano é de R$ 15 milhões e o anúncio dos selecionados ocorrerá em abril de 2020. Para saber mais sobre as normas de participação http://www.fapesp.br/pipe/normas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *