FOPA 2020 deve fortalecer relações entre Brasil e Eslovênia

A segunda edição do Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA) reuniu autoridades públicas, empresários e convidados especiais durante um dia inteiro para discutir o tema “A retomada do crescimento”. O evento, organizado pela Global Council of Sales Marketing (GCSM), foi realizado por meio de videoconferência, devido à pandemia do novo coronavírus. Ao todo foram apresentados 28 painéis, com assuntos que envolviam economia, gestão, comportamento humano, turismo, meio ambiente, entre outros.

A Eslovênia foi o país escolhido para o painel “Oportunidades internacionais”. O cônsul honorário da República da Eslovênia Octávio Tavares de Oliva Filho foi um dos oradores, e relembrou o início da imigração eslovena no Brasil há 100 anos. Ele destacou a participação de personalidades eslovenas que desde então têm participado ativamente, em termos sociais e culturais, para o desenvolvimento do país. Figuras como o engenheiro Jože Bavdaž, responsável pelos cálculos estruturais na construção da OCA no Parque de Ibirapuera, projeto de Oscar Niemeyer; o padre Alojz Zver, fundador da primeira associação para crianças com síndrome de Down; e de empresários como Janez Hlebanja e Frederico Hlebanja, Vladimir Ovca e Štefan Bogdan Barenboim Šalej – o presidente emérito da Slobraz.

Na sequência, o embaixador da Eslovênia no Brasil Gorazd Renčelj ressaltou algumas características da Eslovênia: terceiro país mais industrializado da União Europeia (UE), forte em serviços e uma das economias mais avançadas da Europa, e que, no segundo semestre do ano que vem, deve assumir a presidência da UE. Por ter sido o primeiro país europeu a decretar o fim da pandemia, a Eslovênia já se encontra em uma boa posição para focar no desenvolvimento e no futuro, determinado também pelas parcerias globais. “O Brasil é o parceiro comercial mais importante na região. À medida que as duas economias aquecerem, poderá ser feito muito mais.”, acrescentou o embaixador.

Um dos pontos altos da participação eslovena no FOPA foi a apresentação do vídeo com a mensagem do ministro da Economia, Desenvolvimento e Tecnologia da Eslovênia Zdravko Počivalšek, gravada especialmente para a ocasião. Nela, o ministro destaca a excelência da Eslovênia – que celebrou 29 anos de sua independência em junho deste ano – nos negócios e no turismo. Segundo ele, a localização privilegiada no centro da Europa com acesso a um mercado de 500 milhões de membros da União Europeia e uma economia com forte tradição de fabricação, bem como em setores e serviços inovadores são os responsáveis por um PIB per capita próximo de 90% em média da UE. 

O turismo representa uma parte importante da economia eslovena, acrescentou Zdravko, que apontou a Eslovênia como um ótimo destino após a pandemia, pois é um “país verde, sustentável e saudável”. Por fim, convidou a todos para conhecerem a Eslovênia, que tem ainda excelente vinho e comida. “Você terá uma experiência da qual não se esquecerá”, disse. 

Nosso associado Slobraz, Andrej Vasle, consultor empresarial, participou de um dos painéis sobre comportamento humano discorrendo sobre o tema “Transformação e reinvenção das pessoas e empresas”. Andrej falou sobre a importância deste momento para as pessoas pararem um pouco, pensarem e cuidarem de si mesmas, especialmente da saúde e de sua energia. Contando um pouco da sua história quando era garoto na Eslovênia, ele disse que às vezes é fundamental buscar novos rumos. “Transformar a crise em oportunidade é a melhor coisa que podemos fazer”, disse. 

Dr. Geraldo Alckmin, que presidiu o FOPA 2020 e mediou os painéis, destacou a importância da comunidade eslovena, empresários, líderes, profissionais liberais de todas as áreas, da Câmara de Comércio, da Embaixada e do Consulado. E disse que o FOPA contribuirá para o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Eslovênia. 

Parabenizamos todos os participantes e agradecemos a Agostinho Turbian e toda equipe da GCSM, e ao Dr. Geraldo Alckmin pela realização do evento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *