Fórum estimula comércio entre Brasil e Eslovênia

A Embaixada do Brasil em Liubliana foi o palco do “Fórum de Comércio e Investimento Eslovênia-Brasil”, que reuniu líderes empresariais, dirigentes e membros de instituições responsáveis por políticas públicas, além de especialistas em comércio internacional, a fim de incentivar os negócios entre Brasil e Eslovênia.

O evento – realizado pela Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil/SLOBRAZ, em parceria com a Embaixada do Brasil em Ljubljana e a Slovenian Global Business Network (SGBN), com o apoio da Spirit Slovenia – abordou questões relevantes para a promoção de investimentos e exportações entre os dois países, discutindo o cenário atual, oportunidades de negócio e perspectivas ao longo das apresentações. Na agenda, houve ainda uma mesa-redonda com empreendedores, que falaram sobre sua experiência de negócios no Brasil, e um espaço para promover o networking entre os participantes.

Eduardo Prisco, embaixador do Brasil em Ljubljana, iniciou as atividades parabenizando a campanha realizada pelo embaixador Gorazd Renčelj, cujo mandato terminará no próximo mês, e apresentando a embaixadora designada para substituí-lo, Mateja Kračun.

Na sequência, o convidado especial, Jernej Salecl, diretor-geral para indústria, empreendedorismo e internacionalização do Ministério da Economia, Turismo e Esporte da República da Eslovênia, disse ver um futuro brilhante em relação à colaboração entre os dois países. Segundo ele, apesar de uma população 100 vezes menor do que a do Brasil, a Eslovênia tem muito a oferecer, pois trata-se de um país de campeões. “Os eslovenos são teimosos, persistentes e trabalham duro até alcançar seus objetivos, não só nos esportes, em que são campeões na maioria das modalidades, mas nas áreas de pesquisa e desenvolvimento”, declarou. Dentre os setores citados por Salecl em que a Eslovênia pode oferecer sua contribuição ao Brasil encontram-se: automobilístico, espacial, farmacêutico e de alta tecnologia. Da mesma forma, ele afirmou estar encorajando as empresas eslovenas a investir no Brasil e, para todos que buscam internacionalizar seus negócios, colocou a agência Spirit como o primeiro ponto de contato com o ministério.

Sobre o panorama atual, o embaixador Prisco revelou números consideráveis do comércio entre o Brasil e a Eslovênia, assim como a possibilidade de aumentá-los, tendo como impulsionador o porto de Koper;  já o presidente emérito da Slobraz e fundador da SGBN, Štefan Bogdan Barenboim Šalej, situou alguns temas relevantes para o comércio entre os dois países sob a perspectiva do novo governo: meio ambiente e Amazônia, agronegócio, mineração, digitalização, infraestrutura e Mercosul.

Pawel Skuteli, gerente de marketing de linhas aéreas da Embraer na capital polonesa, Varsóvia, contou a história da empresa brasileira, uma das companhias aeroespaciais líderes do mundo e a única a desenvolver 21 modelos de aeronaves ao longo de 21 anos. Operando em mais de 100 linhas aéreas em 60 países, a Embraer mostrou-se um bom negócio para aumentar a conectividade da Eslovênia, facilitando o comércio, promovendo o turismo e atraindo investimentos.

Do Brasil e com cinco horas a menos que a Eslovênia, Matjaž Cokan, presidente da Slobraz, e o embaixador da Eslovênia em Brasília, Gorazd Renčelj, participaram do fórum por videoconferência. Cokan deixou valiosas dicas para aqueles que estão começando seus negócios com ou no Brasil, entre as quais: encontrar parceiros locais confiáveis, não pensar somente em vender seu produto, mas gerar valor aos consumidores, e ser paciente, já que o percurso é longo. E salientou que a Slobraz está à disposição para ajudar aqueles que querem fazer negócios com o Brasil, pois conta com uma larga rede de profissionais para apoio, um escritório de representação na Eslovênia, dirigido por Uroš Kravos, e um mapa virtual em que é possível encontrar todos os tipos de negócio no Brasil que de alguma maneira estejam ligados a eslovenos e descendentes.

O embaixador Renčelj, que em breve deve assumir o posto na embaixada da Turquia, falou que após aproximadamente quatro anos no Brasil ele está convencido de que a parceria comercial entre Brasil e Eslovênia é uma parceria com grande futuro. Salientou que há 100 anos essa parceria talvez não tivesse lógica, por causa das diferenças quanto ao tamanho, que ele não gosta de usar como comparação, mas que serve para ilustrar o ponto; à estrutura econômica e à separação por um oceano, porém, há vários cases de sucesso, como os das empresas participantes do fórum. De acordo com ele, todas elas têm em comum a atuação na vanguarda de inovação tecnológica, persistência e dedicação, capazes de quebrar barreiras como tamanho e distância geográfica. “Isso quer dizer que pode e tem sido feito por companhias, e eu espero que mais e mais empresas eslovenas descubram o Brasil e empresas brasileiras também descubram a Eslovênia, um país de campeões, como foi dito ainda hoje, e que é parte de um grande mercado europeu”, complementou. Por fim, o embaixador agradeceu a todos com quem teve a oportunidade de trabalhar durante esse período no Brasil e desejou sucesso à nova embaixadora.

A mesa-redonda abordou o tema “Casos de sucesso de empresas eslovenas no Brasil” e teve como moderadores: Štefan Bogdan Barenboim Šalej e João Henrique Bayão. Na primeira parte, cada um dos participantes apresentou sua companhia e comentou sua experiência no Brasil:

Martin Mavrič, CEO da Rompex – No Brasil, desde 2006, Mavrič iniciou sua empresa há mais de uma década, com o desenvolvimento de uma nova tecnologia para fragmentação de rochas. Diferentemente dos explosivos usados em deflagrações tradicionais, a Rompex garante a segurança da população e minimiza os impactos ambientais, uma vez que produz baixa vibração do solo e não libera resíduos tóxicos. Dentre os conselhos para as empresas eslovenas que têm interesse em entrar no mercado brasileiro, ele destacou a importância de procurar um bom parceiro local.

www.rompex.ind.br

Uroš Kravos, CEO da Consepro, gerente de projeto para a América Latina da Trapview e diretor da representação da Slobraz na Eslovênia – Kravos está conectado ao Brasil desde 2004, quando ainda trabalhava para uma empresa alemã. Do início difícil ficou a experiência e a lição de que no Brasil é preciso ser persistente, o que tem servido em seu novo projeto, que envolve tecnologia inovativa em agricultura de precisão. A Trapview desenvolve produtos para monitoramento de pragas e de condições climáticas por meio de inteligência artificial, melhorando a aplicação no campo.

www.trapview.com ou www.trapviewbrasil.com.br 

Jure Pompe,cofundador e diretor-gerente da XLAB/ISLOnline – A XLAB é uma empresa de desenvolvimento de softwares com um background de pesquisa, tendo parcerias com várias universidades da Europa. Ao longo dos mais de 20 anos, a XLAB têm transformado conhecimento em produtos, sendo uma das flagships o ISLOnline, um software usado por empresas que possuem um departamento de tecnologia de informação que precisa que seus técnicos se conectem em computadores de forma remota para dar apoio aos usuários finais ou para gerenciar e controlar computadores remotos autônomos. O produto é voltado para exportação e no Brasil estão fazendo negócios desde 2009, atuando em parceria com um uma empresa local provedora de internet.

www.xlab.si

Jernej Klopčič, diretor de desenvovimento de negócios da PharmaLinea – A relação com o Brasil começou entre 2021 e 2022 com a fase de análise e agora estão prontos para colocar em prática o trabalho árduo que vêm fazendo. A PharmaLinea é uma empresa eslovena relativamente nova que desenvolve e comercializa suplementos alimentares apoiados clinicamente, por meio de empresas que queiram terceirizar seus produtos e não produzi-los internamente.

www.pharmalinea.com

Suzana Pendić, diretora internacional de vendas e gerente de projetos, e Tim Castagne, CEO da Arex Defense – A principal atividade da Arex é o desenvolvimento e a produção de armas, pistolas e munições de treino, sendo uma das maiores empresas do segmento na Eslovênia. Em 85 anos, a Arex é a única empresa estrangeira que conseguiu a permissão para fabricar armas no Brasil, por meio de transferência de tecnologia e know-how.

www.arex.si

Após a breve apresentação, os integrantes da mesa-redonda falaram sobre sua experiência e as dificuldades para fazer negócios no Brasil, destacando pontos como fatores culturais; parceiros  confiáveis, que dividem conhecimento e entusiasmo; idioma, pois algumas áreas é necessário falar português; conectividade e a questão legal. No entanto, ressaltaram oportunidades como o tamanho do mercado, a carência de novas tecnologias e a existência de mercados regionais.

Os convidados Zoran Stamatovski, secretário do departamento de promoção de investimentos estrangeiros diretos da Spirit Slovenia, e Guarani de Morais, oficial de investimento para a Europa da ApexBrasil, apresentaram as razões para se investir na Eslovênia e no Brasil, respectivamente. Stamatovski destacou que a Eslovênia é membro da União Europeia, da OCDE e da Otan, com um PIB per capita crescente em torno de 30 mil euros, localização no centro da Europa com acesso a diversos países que correspondem a um mercado de 500 milhões de pessoas. Possui excelência em alta tecnologia na indústria automotiva, aeroespacial e de equipamentos elétricos, além de ser um país seguro.  “Investir na Eslovênia é rápido e simples”, complementou.

Morais igualmente apresentou números impressionantes em relação ao Brasil, que é a primeira economia da América Latina com um PIB de 1,6 trilhão de dólares, sexto país mais populoso do mundo com 214 milhões de habitantes e sétimo entre os países que mais receberam investimentos estrangeiros diretos (FDI na sigla em inglês). Entretanto, Morais ressaltou outras vantagens, pois no Brasil as empresas têm acesso a recursos naturais, ao imenso mercado e a ativos estratégicos, como por exemplo, tecnologias e canais de distribuição.

Cada um falou um pouco sobre o papel de suas instituições. Stamatovski disse que Spirit Slovenia é uma agência oficial do Ministério da Economia, do Turismo e do Esporte da República da Eslovênia para o desenvolvimento de negócios. Ela auxilia empresas eslovenas a aumentar suas exportações e companhias estrangeiras a investir e se expandir na Eslovênia. A ApexBrasil é uma agência que tem como finalidade atrair investimentos estrangeiros por meio do apoio a investidores estrangeiros e companhias de fora que estejam buscando oportunidades ou que já estejam avançadas no processo de estabelecimento de presença no Brasil. Segundo Morais, a ApexBrasil promove exportação de produtos brasileiros e ajuda empresas brasileiras a se estabilizarem no exterior.  Está há 25 anos no mercado, e presente na Europa desde 2006, e com escritório na Bégica desde 2010.

Por fim, Anže Skodlar, sócio fundador da SKOZAR Legal & Venture LLC,  apresentou os principais aspectos legais para se investir na Eslovênia e se colocou à disposição para fornecer um guia introdutório sobre a legislação para fazer negócios na Eslovênia.

O evento também contou com a presença do Sr. Jurček Žmauc, Presidente da SABA, EUA, do Sr. Sladojevič, Presidente da SDBP Holanda, e o Sr. Plevnik da Câmara de Comércio Eslovenia – Colômbia esteve presente virtualmente. O Sr. Stibilj do Gabiente dos Eslovenos no exterior, bem como o dr. Zlatko Šabič, Assesor de relações internacionais da Presidente da Republica Eslovênia, bem como o Dr. Šešum, Diretor Geral de Diplomacia Econômica do MFA da Eslovênia.

Para assistir ao vídeo completo do fórum acesse o link, que foi transmitido em inglês e em alguns momentos em esloveno.

Para saber mais sobre as empresas participantes, seguem links para os sites.

Embraer – www.embraer.com

Slobraz – www.slobraz.com.br

Slovenian Global Business Network – www.sloglobal.net

Spirit Slovenia – www.spiritslovenia.si

ApexBrasil – www.investinbrazil.com.br

Skozar Legal & Venture – www.skozar.com

Zoran Stamatovski, secretário do departamento de promoção de investimentos estrangeiros diretos da Spirit Slovenia
SLOBRAZ sloveninabusinessmap.com foi apresentado no Forum.
Matjaž Cokan, presidente da Slobraz
embaixador da Eslovênia em Brasília, Gorazd Renčelj
mesa redonda
Eduardo Prisco, embaixador do Brasil em Ljubljana, Mateja Kračun, nova embaixadora da Eslovenia em Brasilia, Jernej Salecl, diretor-geral para indústria, empreendedorismo e internacionalização do Ministério da Economia, Turismo e Esporte da República da Eslovênia
Jernej Salecl, diretor-geral para indústria, empreendedorismo e internacionalização do Ministério da Economia, Turismo e Esporte da República da Eslovênia
Fundador da SGBN, dr. Štefan Bogdan Barenboim Šalej
Pawel Skuteli, gerente de marketing de linhas aéreas da Embraer Varsóvia
Guarani de Morais, oficial de investimento para a Europa da ApexBrasil apresentou online
Anže Skodlar, sócio fundador da SKOZAR Legal & Venture LLC
Networking

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