Gorilla Bikes e Eslovênia: a natureza em comum

Verde, natureza e esporte são algumas das palavras frequentemente associadas à Eslovênia, considerada o coração verde da Europa e destino certo para aqueles que apreciam aventuras. São também os elementos que inspiraram os irmãos Bárbara e Lucas Fonda Francisco a criar um negócio próprio em Belo Horizonte (MG), a Gorilla Bikes.

A empresa surgiu por meio de um projeto pessoal de Lucas, montar uma bicicleta ideal para pedalar na região onde mora, um condomínio rodeado por trilhas, montanhas, terra e verde, considerado o paraíso das bicicletas. Quando terminou, percebeu que essa bicicleta era o ideal não só dele, mas de muitas outras pessoas. Com os pedidos surgindo, ele convidou a irmã Bárbara, que trabalhava há 20 anos no setor de meio ambiente, para abrir um negócio.

A Gorilla Bikes tem dois anos de existência, mas já possui clientes em quase todo o país. A Gorilla Swell, como é chamada a bicicleta elétrica criada por Lucas, conquistou muitos fãs por causa de seu design diferenciado, pela robustez parecida com a de uma motocicleta e por ser híbrida, pois funciona como uma alternativa para o trânsito das cidades e para o lazer na praia, na fazenda ou qualquer outro lugar. Os pneus largos com aro 20 são um dos principais diferenciais da Gorilla, pois permitem que ela seja utilizada em terrenos mais acidentados, trilhas leves e na areia.

Dentre as características que mais se destacam na bicicleta estão o selim em gel com amortecedor, que proporciona mais conforto ao usuário; guidom alto; câmbio Shimano com sete velocidades; acelerador na mão que deixa a arrancada mais fácil; motor potente de 350W; farol de LED; bagageiro de série; visor de LCD; bateria de lítio que dura cerca de 30 km por carga (4 horas em média), sendo que ela é removível para ser carregada onde for mais conveniente; além de ser dobrável, o que facilita seu transporte e armazenamento.

A Gorilla é uma bicicleta elétrica urbana que permite muito mais do que os modelos convencionais. “Não é apenas uma bicicleta. A Gorilla Bikes apresenta uma nova maneira de ir e vir”, diz Bárbara. “Mesmo durante a pandemia, a procura tem sido grande, o que pode estar relacionado à busca das pessoas por algo diferente tanto para o lazer quanto para a mobilidade. O mercado de venda de bicicletas, surpreendentemente, teve um resultado positivo nesse período”, acrescenta.

Nos projetos para o futuro, Bárbara afirma que ela e o irmão pretendem abrir representação da Gorilla Bikes por todo o país. Como a empresa foi pensada com foco no consumidor final, a preocupação com o pós-venda é para eles fundamental. Dar assistência, cuidar da área de reposição de peças e ter o contato direto com o consumidor é importante para a construção de relacionamento com os clientes. Por causa disso, eles estudam a melhor maneira para expandir a empresa. 

Bárbara e Lucas Fonda têm origem eslovena. O avô por parte da mãe, Norbert Fonda, veio há 60 anos para o Brasil e foi proprietário de uma cantina dentro de uma fábrica, em Belo Horizonte. Faleceu há muitos anos, mas a tradição eslovena permanece nas orações, nas comidas, na família e no contato com os parentes que vivem na Eslovênia. Bárbara é apaixonada pela Eslovênia: “É um país com muita natureza, verde, ar livre, muitos esportes, florestas, coisas naturais e tudo isso é muito positivo”, diz. 

Associada da Slobraz há uns dois anos, Bárbara espera aumentar o contato com outros eslovenos não só por causa da possibilidade de ampliação dos negócios, mas principalmente por causa da admiração pela Eslovênia e seu povo, que sempre fizeram parte da sua vida. 

Para saber mais sobre a Gorilla Bikes, visite o site: www.gorillabikes.com.br ou siga-a no Instagram @gorillabikes  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *