Na semana passada, Sandi Ravbar, secretário da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil/Slobraz e coordenador do programa de intercâmbio estudantil, promovido pela Slovenian Global Business Network (SGBN) e pela SDGZ-URES – Slovensko Deželno Gospodarsko Združenje/Associação Econômica Regional Eslovena na Itália –, apresentou o programa de intercâmbio para estudantes entre 16 e 21 anos descendentes de eslovenos, em um evento online.
Financiado pela Secretaria do Governo para Eslovenos no Exterior (Urad vlade za Slovence v zamejstvu in po svetu), o projeto visa fortalecer os laços existentes entre eslovenos no exterior. Para os estudantes, trata-se de uma oportunidade única de imersão na cultura eslovena e de desenvolvimento pessoal e profissional.
O programa dura quatro semanas, em que o estudante permanece na casa de uma família de origem eslovena em Trieste, na Itália. Além de participar do convívio familiar, ele (a) pode se matricular por uma semana na escola de ensino médio Žiga Zois, de origem eslovena, ou fazer um estágio na área que pretende seguir profissionalmente.
Durante o evento, alguns participantes do programa falaram sobre sua experiência, incluindo Lana Oliveira, do Brasil, que relatou sua vivência fora do país, com a realização de um estágio em uma renomada agência de marketing, que acrescentará muito ao seu currículo para o seu fututo acadêmico e profissional.
Da mesma forma, estrangeiros têm a possibilidade de viver com uma família esloveno-brasileira. Os eslovenos Gal, da França, e Nataša, da Itália, ambos de 17 anos, ficaram um mês no Brasil e fizeram estágio na Biolinker, startup de biotecnologia de origem eslovena-brasileira.
Assista ao vídeo na íntegra no canal do YouTube da Slobraz.