Mulheres eslovenas em gigantes da tecnologia

Trabalhar em uma Big Tech – termo designado para as maiores companhias de tecnologia do mundo – parece ser o sonho de muitos profissionais. Em abril, o 12º encontro da série SLOVENIAN BUSSINESWOMEN AROUND THE GLOBE, “Mulheres empreendedoras eslovenas ao redor do mundo”, da Slovenian Global Business Network (SGBN), trouxe Sara Rotter Šešok, Global Account Lead – Luxury do Google, e Dora Babošek, Enterprise Client Executive para o setor público da Microsoft, para conversar um pouco sobre como ingressaram nessas prestigiadas empresas.

As convidadas começaram o bate-papo quebrando o primeiro mito: de que é necessário ter formação em ciências da computação para trabalhar em uma gigante da tecnologia. Sara possui MBA e é graduada em comunicação e marketing; Dora é formada em economia, ambas pela Universidade de Ljubljana. Durante o evento, elas falaram sobre trajetória profissional, papel dentro da empresa, vantagens oferecidas pelo Google e pela Microsoft, como se mantêm informadas em relação às últimas tendências tecnológicas, além do futuro da indústria de tecnologia.

Um dos pontos mais discutidos foi sobre recrutamento e tanto Sara quanto Dora contribuíram com dicas valiosas para quem almeja entrar em uma dessas empresas. Sara ressaltou a importância de se fazer um currículo de acordo com a descrição do cargo pretendido, destacando as conquistas e pedindo referências a outros profissionais. Dora reforçou que para funções de entrada, como as exercidas por ela e Sara, são consideradas principalmente as soft skills; eles avaliam também a fluência em inglês e a maneira de se comunicar, além da motivação para trabalhar na empresa. “Isso porque para eles é mais difícil ensinar soft skills do que tecnologia”, acrescenta.

Sobre o uso de aplicativos que elas recomendam, Sara indicou o “Google Arts and Culture”, que compreende a cultura de vários países e apresenta museus do mundo todo. “Há uma parte sobre a cultura eslovena no aplicativo, e eu mesma aprendi coisas que desconhecia”, revela. 

O evento promovido pela SGBN contou com a organização e apresentação de Zavod Viden, Teja Pirnat e Špela Mihelin; com apoio do Escritório do Governo da República da Eslovênia para os Eslovenos pelo Mundo “Urad Vlade RS za slovence v zamejstvu in po svetu” e da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil/Slobraz, além do apoio da Skozar Legal & Venture, da Maper Eventos e da Future Females Slovenia. 

Assista ao vídeo no canal do YouTube da SGBN. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *