Newsletter – Notícia SLOBRAZ – Protagonismo do associado em primeiro lugar

Apresentamos o associado da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil /Slobraz, Rainier Michael, que esteve presente no ato de sua fundação, em 2016, e desde então tem apoiado a Slobraz como diretor regional no Nordeste. Cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco e presidente do Iperid, Rainier é sócio da Auá Seguros e CEO da Bridges Idea Consulting, reunindo sua experiência em relações internacionais, planejamento estratégico, gestão de inovação e administração na área da saúde, esta última endossada pela sua formação: graduação e pós-graduação em patologia clínica.

Destaques do trabalho de Rainier:

  1. A Auá Seguros começou suas atividades há dois anos, mas traz em sua gênese os 30 anos de mercado advindos da Golden Stern Corretora de Seguros, empresa fundada pelos pais de Rainier e que há cinco anos foi vendida para uma multinacional. Com um perfil mais ágil, a Auá, que quer dizer gente em tupi-guarani, trabalha com as principais operadoras e seguradoras do mercado, mas de uma maneira mais próxima, oferecendo aos seus clientes soluções customizadas.
  • Uma consultoria totalmente personalizada é o que oferece a Bridges Idea Consulting. Desde 2019, a empresa vem auxiliando startups de Pernambuco a atuar no mercado europeu, mais especificadamente na Eslovênia, e vice-versa. Além da internacionalização de empresas, a Bridges auxilia clientes na definição e implantação de estratégias para gestão de riquezas com instituições europeias, processos de governança e sucessão em empresas familiares.
  • Desde 2016, Rainier é cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, após um convite da embaixadora da Eslovênia, na época, Milena Šmit, que percebeu a necessidade de ter um representante na região.
  • Contatos:

[email protected]

Auá Seguros

@auaseguros

(+55 81) 3126-8008

(+55 81) 98552-7777

Navegando nos oceanos azuis do Nordeste e da Eslovênia

Conhecida como estratégia do oceano azul, a visão de negócio que defende que a melhor forma de lidar com a forte concorrência é buscar mercados ainda não explorados – o que na metáfora marítima alude ao mar azul, onde se é possível navegar livremente – serve quase como uma diretriz para Rainier Michael, que vê tanto o Nordeste brasileiro quanto a Eslovênia como oportunidades para aqueles que procuram águas azuis.

Esse conceito, aliás, impulsionou a criação do Iperid – Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia, primeiro think tank do Nordeste, que Rainier fundou com um grupo de amigos, em 2017, para criar e viabilizar oportunidades de negócios na região. Segundo ele, nos últimos anos as pessoas estão começando a entender que o Nordeste é uma porta de entrada mais acessível para uma empresa chegar ao Brasil, em comparação às tradicionais áreas do Sudeste e do Sul, pois além de o mercado ser novo e inexplorado, o investimento é menor e a região conta com uma estrutura propícia para o comércio exterior, em parte devido à localização e aos portos do Recife e de Suape.

O papel de desenvolvedor de negócios – que constrói pontes com investidores internacionais, instituições governamentais e organizações – tem sido um dos grandes destaques da trajetória profissional de Rainier. Seja como cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, diretor regional da Slobraz no mesmo estado, ou como CEO da Bridges Idea Consulting, ele tem auxiliado empresas e startups brasileiras e eslovenas a se internacionalizarem. E o trabalho realizado em sinergia com as câmaras de comércio, consulados, embaixadas e instituições traz mais segurança para investidores e organizações de fora, que precisam saber onde estão adentrando.

No entanto, um fator importante para o sucesso dos negócios, de acordo com Rainier, está no conhecimento do mercado. Para ele, o fato de estar na região, inserido na cultura e em contato com as pessoas locais faz toda a diferença: “O Brasil possui as dimensões de um continente e cada região possui características próprias, incluindo o modo de se fazer negócios. É preciso ter a vivência como morador, e não visitante, para se conhecer a cultura local e cultivar relacionamentos a fim de se conquistar a confiança das pessoas, o que é primordial quando falamos de negócios”.

Apesar de sempre estar envolvido com gestão e negócios, Rainier fez a graduação e a pós-graduação em patologia clínica, além de ter iniciado um mestrado em biofísica e terminado outro em gestão de inovação e mudança. Por causa de seu conhecimento na área médica e hospitalar, logo ingressou na empresa criada por seus pais, a Golden Stern Corretora de Seguros, que há cinco anos foi comprada por uma multinacional. No entanto, a experiência de 30 anos de mercado na área da saúde, deu origem à Auá Seguros. Com um perfil mais ágil e moderno, a Auá tem como diferencial o serviço personalizado, funcionando como uma consultoria para seus clientes, que mais que um plano de saúde encontram gestão de benefícios, estratégias de redução de custos e programas que visam a uma melhor qualidade de vida.

Cidadão do mundo, tendo morado nos Estados Unidos, na Alemanha, no Japão e atualmente dividindo sua residência entre o Brasil e a Áustria, Rainier vê a importância de se aproveitar a expertise global, mas respeitando a dinâmica das culturas locais. Como mensagem, Rainier diz que “os associados devem aproveitar as ferramentas e as possibilidades que a Slobraz oferece, pois ela é uma fonte importante para aqueles que desejam internacionalizar seus negócios”.

Ljubljana, Eslovênia, o Palácio da Alvorada, a reunião de cônsules honorários da Republica Eslovênia, a recepção pelo Presidente da República Eslovênia (da esquerda para a direita:Da esquerda para a direita: o cônsul honorário da Eslovênia em São Paulo Octávio Tavares de Oliva Filho, o presidente da República da Eslovênia, Borus Pahor, e Rainier Michael, cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *