Newsletter – Notícia SLOBRAZ – Protagonismo do associado em primeiro lugar

Apresentamos o associado da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil /Slobraz, PhD. Boris Krajnc Alves. Diretor executivo da mStrategy Systems e vice-presidente da União dos Eslovenos do Brasil (UEB), desde cedo, Boris aprendeu a valorizar o conhecimento e a cultura, ensinamento que veio de sua mãe, uma eslovena visionária e humanista.

Destaques da mStrategy Systems:

  1. Há 20 anos, a mStrategy Systems foi fundada com a proposta de oferecer soluções que reúnem inteligência de mercado, tecnologia de ponta e informação, visando maximizar resultados no negócio. Com foco na indústria farmacêutica, dentre seus clientes destacam-se os maiores laboratórios nacionais e multinacionais.
  2. Projetos com ênfase em customização, suporte diferenciado e qualidade de serviços têm refletido em crescimento contínuo da empresa e alto nível de fidelidade dos clientes, com projetos implantados há mais de 10 anos – cenário atípico dentro do setor de atuação.
  3. Contatos:

www.corporate.mstrategy.com.br

Telefone: +55 (11) 3845-3132

E-mail: [email protected]

Encontrando-se na comunidade eslovena

Nascido em Vitória, no Espírito Santo – filho da eslovena Julijana Krajnc Alves, que foi morar nesse estado após se casar com o jovem médico que conhecera enquanto ambos trabalhavam no Estados Unidos –, Boris Krajnc Alves por muitos anos não teve contato com a comunidade eslovena. Aliás, em Vitória, por muitos anos, não se tinha notícia de outros eslovenos residentes nesta região, além da sua mãe. Julijana enfrentou dificuldades para se adaptar, fora a barreira do idioma, pois possuía um estilo bem diferente, na época, das mulheres daquela pequena e tradicional cidade. Formada em Artes, havia vivido em outros países, enfrentado a Segunda Guerra Mundial durante sua infância e desde cedo trabalhava, algo incomum para as mulheres da sociedade capixaba naquele tempo.

Foi somente quando décadas mais tarde Boris veio trabalhar em São Paulo, que ele tomou conhecimento da comunidade eslovena no Brasil. “Nesse lugar de mais de 12 milhões de habitantes, encontrei uma comunidade que tinha muito a ver comigo. Eu não estava sozinho, foi uma abertura social importante na minha vida”, diz Boris.  Ele entrou para a União dos Eslovenos do Brasil (UEB) há pelo menos oito anos, há cinco tornou-se membro da diretoria e logo foi convidado pelo seu presidente, Martin Črnugelj, a assumir a vice-presidência.

O trabalho na UEB retoma para ele muitos dos ensinamentos e memórias deixados pela mãe, falecida no ano passado aos 89 anos, especialmente o da herança cultural, que ele busca preservar, seja pelas aulas de esloveno como pela realização de eventos e demais ações para integrar a comunidade. A dificuldade, no entanto, Boris diz ser a dispersão dos cinco mil eslovenos que vivem no Brasil. Como ele afirma: “É difícil reunir a comunidade, pois não somos muitos e estamos distantes uns dos outros. O curso de esloveno da UEB, ministrado por Anja Mrak e Marcelo Toyansk, por essa razão é algo importante para a integração, pois toda semana a comunidade, espalhada em todo o país, se reúne para praticar o idioma e falar sobre a cultura e os costumes eslovenos”.

Uma das grandes conquistas, da qual fala com orgulho, é a recente dotação financeira do governo esloveno para a criação de uma Casa Eslovena, em São Paulo. Um objetivo da comunidade durante todos os seus 30 anos de atividade e que finalmente poderá tornar-se realidade. Conquista esta graças aos esforços de Martin Črnugelj, da UEB; do Dr. Štefan Bogdan Barenboim Šalej, presidente emérito da Slobraz e diretor da Slovenian Global Business Network; do cônsul Octavio Oliva e do fundamental suporte da embaixada da Eslovênia no Brasil, sob o comando do embaixador Gorazd Renčelj. Boris destacou também sua participação no ano passado nas celebrações do Martinovanje, em Mendoza, Argentina, onde, com o intermédio do Embaixador Brian Bergant, da Embaixada da Eslovênia na Argentina, teve a oportunidade de apresentar as demandas da comunidade eslovena brasileira diretamente ao ministro Matej Arčon, do Escritório para os Eslovenos no Exterior e à responsável pelos programas de financiamento, Suzana Martinez, sendo assim acordada a inclusão desse suporte junto ao projeto de solicitação financeira da UEB para o ano 2023.

Para Boris é um marco, pois “há a necessidade de um espaço onde possam ser reunidos documentos, fotos e outras peças históricas de nossos antepassados, que atualmente encontram-se dispersos na casa das pessoas. Essa é uma forma para se resgatar e preservar a cultura eslovena. Sem um lugar que abrigue nossa história, é possível que daqui a alguns anos ela venha a se perder”, diz.

A Casa Eslovena está sendo concebida como um espaço comum para todas as organizações associadas à Eslovênia como a Slobraz, a União dos Eslovenos, o Consulado e a Embaixada. O local deverá ministrar aulas, realizar reuniões, e prevê ainda a implantação de uma biblioteca e outras ações da comunidade.  A expectativa inicial é de um espaço inicialmente modesto, mas que poderá crescer, fomentado pelo sucesso e pelas sinergias que venham a surgir em função de sua constituição.

A mStrategy Systems

Formado em engenharia mecânica pela PUC Rio, com mestrado em mecânica computacional pela COPPE/UFRJ e em matemática aplicada, pela Universidade da Califórnia e de Berkeley, além de doutorado em engenharia, também pela Universidade de Berkeley, Boris sempre viu o conhecimento e a cultura como algo primordial para o desenvolvimento. E o conhecimento de idiomas faz parte dos ensinamentos deixados por sua mãe, que sempre incentivou ele e os irmãos a aprenderem uma outra língua e viverem em outros países.

O fascínio pelo conhecimento fez com que Boris não só conquistasse os títulos de doutor e mestre, mas também com que se preparasse para a vida acadêmica, o que o levou a lecionar em instituições de ensino renomadas. No entanto, há mais de 20 anos, ele resolveu aplicar toda a sua expertise em tecnologia, inovação e gestão para desenvolver soluções de acordo com as necessidades dos clientes. Surgia a mStrategy Systems, empresa que desenvolve sistemas móveis, business intelligence e software com foco em planejamento estratégico, tomada de decisão, consultoria em TI, especialmente na área farmacêutica.

Concorrendo com multinacionais de peso, a mStrategy System tem se destacado no mercado pela expertise e pelo sucesso de suas plataformas, pelo suporte diferenciado e pelo nível de personalização, refletindo-se em um portfólio de clientes corporativos nacionais e multinacionais, que são, na maioria, de longa data. Entre os projetos para o futuro, Boris planeja a expansão de negócios ou parcerias em outros países, sendo a Eslovênia um grande sonho a ser conquistado, o que o permitiria vivenciar de perto a cultura e as tradições que tanto aprecia, legados deixados pela sua mãe.

Se quando era criança a ausência de eslovenos no seu convívio não despertava a motivação para se inteirar mais às tradições, hoje Boris tem um sentimento de orgulho em pertencer a um grupo que apesar de ser menor – são pouco mais de 2,5 milhões de habitantes atualmente na Eslovênia – quando comparados à população brasileira, mostra cada dia mais sua relevância. “São fortes o suficiente por terem passado por ocupações de diversos países e conseguido preservar o idioma e a cultura”, relata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *