Apresentamos a associada da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil /Slobraz, Simone Hlebanja. A Eslovênia passou a fazer parte da vida de Simone ainda na adolescência, quando começou a namorar Mirko Hlebanja, com quem viria a se casar mais tarde. Desde então, ela abraçou a cultura eslovena, seja mantendo as tradições em sua casa ou trabalhando, durante um período, na organização de eventos da União dos Eslovenos do Brasil (UEB). Como instrutora de mindfulness, Simone busca levar mais saúde, autoconhecimento e qualidade de vida para as pessoas.
Destaques de Simone Hlebanja:
- Formada pelo Centro de Promoção de Mindfulness, Simone começou o trabalho como instrutora e facilitadora de mindfulness em 2018, com crianças e adolescentes. Ao longo dos anos, além das escolas, ela tem ensinado a prática de mindfulness em empresas e em cursos online e presenciais.
- O curso de oito semanas, ministrado por Simone em conjunto com a também instrutora, Bete Ribeiro, é um dos mais procurados e foi inspirado no programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR na sigla em inglês), da Universidade de Massachusetts.
- Contatos:
Instagram: @simoneislas
WhatsApp: 11 98272-5907
Muito além da respiração
Mindfulness, atenção plena em português, é uma prática que ajuda as pessoas a trazerem a consciência para o momento presente, ensinando-as a manter o foco no agora, por meio da meditação formal e de outras técnicas para controle do equilíbrio emocional. Sua popularidade nas últimas décadas deve-se à comprovação de seus efeitos no alívio de dores crônicas; no aumento da criatividade e da concentração e especialmente na redução do stress e da ansiedade, o que tem contribuído para que empresas, escolas e organizações adotem programas de mindfulness para melhorar o bem-estar no ambiente ou ainda solucionar problemas como queda de desempenho.
O interesse de Simone Hlebanja sobre o assunto surgiu em 2015, quando ela leu O poder do agora, de Eckhart Tolle. A partir daí, Simone não parou mais de estudar, fez cursos na Mindfulness in School Project, em Londres; na Mindful Schools, nos Estados Unidos; na MindKids, no Brasil; e a formação como instrutora no Centro de Promoção de Mindfulness.
Em parceria com a facilitadora de mindfulness Bete Ribeiro, Simone oferece um curso de oito semanas, inspirado no programa criado pelo professor Jon Kabat-Zinn – responsável pelos protocolos que fizeram com que a meditação deixasse de ser vista como uma prática religiosa e passasse a ser adotada como um tratamento –, que foi batizado como MBSR (Redução de Stress Baseada em Mindfulness) e incorporado à Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts.
Uma das turmas de Simone teve a última aula no dia anterior à entrevista, e ela falou sobre os resultados observados: “É muito bom ver que as pessoas foram beneficiadas, algumas se identificam mais, outras, menos, mas sempre há um ganho, como por exemplo, o de que passaram a dormir melhor”.
Com o nome “Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness”, o curso de oito semanas é totalmente online e interativo, com encontros semanais de duas horas cada, em que as instrutoras ensinam aos alunos como gerenciar as emoções, melhorar o foco e a atenção e manter o equilíbrio emocional. Segundo Simone, “é um programa completo, que desmistifica a meditação como algo difícl e até mesmo inalcançável. Mostramos como fazer, praticando com os alunos; propomos exercícios e dinâmicas, além de oferecermos apostilas, áudios e um canal de apoio”.
De acordo com Simone, a maioria das pessoas que buscam mindfulness estão à procura de um meio para diminuir a ansiedade. “O que não é uma novidade, já que os brasileiros, segundo uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), ocuparam o primeiro lugar como os mais ansiosos do mundo, com quase 10% da população sofrendo de ansiedade patológica”, diz.
Seu mais novo projeto faz com que relembre o início de sua carreira, pois ela voltará a trabalhar com crianças, com um programa desenvolvido especialmente para elas. Para Simone, o trabalho com mindfulness é recompensador, pois traz vários benefícios para a vida das pessoas, como a ciência mesmo já demonstrou, por meio da neuroplasticidade.
Simone destaca que mindfulness é para todos e deixa a seguinte mensagem: “Cada povo tem suas lutas. O povo esloveno viveu de perto a guerra, a violência e a destruição; o povo brasileiro não teve nenhuma guerra, mas vive a violência diária e as consequências da desigualdade social. A vida é assim, cheia de desafios, altos e baixos, independentemente de onde estamos ou de onde viemos, porque o grande desafio está dentro de nós mesmos. Entender a nossa mente e lidar com as nossas emoções não é fácil e o mundo é reflexo de como reagimos a cada estímulo. Mindfulness nos ajuda a criar um espaço para reflexão e para que assim possamos tomar melhores decisões como pais, filhos, amigos ou como líderes. E quando cuidamos da nossa própria saúde e do nosso equilíbrio emocional, somos capazes de trazer mais harmonia para a nossa vida e melhorar o nosso entorno”.