Maluly Jr. Advogados completa 40 anos assessorando clientes estrangeiros
Apresentamos o novo associado da Câmara de Comercio Eslovênia – Brasil | Slobraz, o Felipe Valente Maluly, advogado, formado em direito, com pós-graduação em recuperação judicial e falências, reestruturação de empresas, auxiliando credores no recebimento de seus créditos. Auxilia também empresas estrangeiras na aquisição de ativos no Brasil. Ele foi diretor jurídico, por dois mandatos seguidos (2018-2022), da Câmara de Comércio e Indústria Belga – Luxemburguesa no Brasil, e atualmente é um dos seus conselheiros. Participa ativamente do comitê jurídico de inúmeras Câmaras de Comercio estrangeiras no Brasil, além de comissões junto a OAB/SP e a OAB Federal.
Neste ano, em agosto para ser mais exato, a Maluly Jr. Advogados completará 40 anos. Desde o início, o escritório, que atua nas áreas tradicionais do direito, tem como diferencial a assessoria jurídica empresarial para estrangeiros. Felipe Valente Maluly, associado da Slobraz, conta que seu pai já possuía experiência atendendo clientes europeus em outra empresa, quando fundou seu próprio escritório. Ao longo dos anos, essa qualidade se transformou em know-how da Maluly Jr., ao traduzir a legislação brasileira e explicar a razão das altas cargas tributárias e trabalhistas, por exemplo, para as organizações internacionais que querem investir no país com maior segurança jurídica.
Felipe diz que para os clientes estrangeiros é muito difícil entender a legislação brasileira, seja para quem quer abrir uma empresa no país ou para um executivo transferido, que precisa fazer o contrato de trabalho. E a Maluly Jr. Advogados oferece toda assessoria em ambos os casos.
A participação ativa de Felipe em comitês jurídicos de câmaras de comércio é outro ponto importante nesse trabalho. Faz parte também do conselho de relações internacionais da OAB/SP, da qual já foi presidente da comissão de relações internacionais. Além disso, participa da Eurocâmaras e é associado de outras câmaras comerciais. Com tais atividades, Felipe percebeu que não é só o entendimento das leis brasileiras, mas a cultura e a filosofia do país de origem da empresa, que às vezes são muitos diferentes das nossas, que precisam ser conhecidas e adaptadas conforme as leis brasileiras. Segundo ele, “é importante o trabalho consultivo, preventivo e de treinamento para o departamento de RH das organizações, porque é preciso alinhar os costumes de outros países que podem causar problemas futuros pela legislação brasileira”.
Além da assessoria judicial para estrangeiros, outro diferencial da Maluly Jr. Advogados é o atendimento personalizado, feito pelos sócios ou pelos coordenadores das áreas, que buscam conhecer o cliente e os seus problemas, entendendo suas dores e sanando-as como se fosse um “hospital jurídico”.
A área trabalhista, de acordo com Felipe, é uma das mais procuradas na Maluly Jr., tanto pelas empresas quanto por trabalhadores, não só para a parte processual, mas consultiva. O escritório oferece palestras e treinamentos para departamentos de recursos humanos, como forma de prevenção, orientando e evitando assim processos que geralmente trazem ônus para o empregador, uma vez que a lei brasileira favorece quase sempre o trabalhador.
Ainda na parte preventiva, uma das consultas que as empresas, especialmente as estrangeiras que precisam aprovar o budget para o próximo ano, estão fazendo no momento se refere às eleições presidenciais. Isso porque, dependendo do resultado, pode haver mudanças no cenário trabalhista atual e é bom as empresas estarem preparadas.
Como chefe do departamento de recuperação judicial e falências da Maluly Jr. Advogados, que envolve também recuperação de créditos, Felipe viu o crescimento da demanda em decorrência de muitas companhias que entraram em recuperação judicial a partir de 2015. Muitas delas, aliás, possuíam credores estrangeiros, que precisaram de uma empresa de advocacia para atuar em seu favor e tentar reaver seus créditos.
A assessoria jurídica na Maluly Jr. Advogados é bem ampla, cuidando não só de processos, mas da parte preventiva, consultiva e de treinamentos. “Muitas companhias só procuram um escritório de advocacia quando aparece um processo, e o ideal é fazer um trabalho preventivo para que ele não chegue, pois é certo que haverá custos de processo para a organização, uma vez que a lei privilegia o empregado”, argumenta Felipe. “Fazendo um treinamento junto ao RH, pode-se evitar problemas e isso trará um grande benefício para a empresa”, complementa.
Associado desde o ano passado, Felipe Valente Maluly diz ter se surpreendido com a Slobraz, tanto pela quantidade de associados quanto pelos eventos constantes com temas de grande relevância para os negócios. Feliz em fazer parte da Slobraz, ele se coloca à disposição para atender todos que precisarem de assessoria jurídica empresarial. Além disso, destaca a importância da participação dos associados nos eventos, como uma forma de fazer networking e gerar negócios, pois tanto o Brasil quanto a Eslovênia são países com muito potencial e fomentar essa relação bilateral é fundamental.
A Maluly Jr. Advogados possui sede em São Paulo e uma filial em Sorocaba, com abrangência nacional e atendimento a empresas estrangeiras. Visite o site da Maluly Jr. Advocacia www.maluly.adv.br