Newsletter – Notícia SLOBRAZ – Protagonismo do associado em primeiro lugar

Apresentamos o associado da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil /Slobraz, Andrej Vasle. Nascido na Eslovênia, onde chegou a cursar economia, Andrej descobriu que sua missão não estava ligada a números, mas às pessoas, e há 30 anos ele tem se dedicado ao desenvolvimento humano. Mentor, consultor empresarial e palestrante, veio para o Brasil em 2001 para implantar uma fábrica do setor automotivo em MG – que seria o primeiro investimento esloveno no país –, e encontrou aqui um lugar com grande potencial para negócios e para constituir família.

Destaques da Consultoria Vasle:

  1. Fruto da vivência internacional e multicultural de seu sócio-fundador, Andrej Vasle, a Consultoria Vasle desde 2005 vem apoiando empresas e pessoas na superação de resultados e de desempenho, com metodologias globais e soluções customizadas para cada cliente.
  2. Dentre os principais serviços oferecidos pela consultoria estão: mentoria organizacional; coaching para equipes, líderes e indivíduos; gestão de mudanças; desenvolvimento de liderança; marketing estratégico; treinamentos específicos. A Vasle atende também em outros países.
  3. Contatos:

E-mail [email protected]

WhatsApp +55 19 99940-3705

Instagram @vasleandrej

Aprender a dialogar consigo mesmo

Desde o início da pandemia, Andrej Vasle tem percebido uma mudança de foco nos relacionamentos. Se antes as pessoas estavam mais preocupadas em “como lidar com o outro”, elas passaram a se interessar em “como lidar consigo mesmo”. Não é para menos, pois diante de um cenário com tantas incertezas,  ficou difícil controlar as próprias emoções, e o que vimos nos últimos anos foi o aumento do número de casos envolvendo depressão, ansiedade e burnout. “Parece que as pessoas estão sofrendo mais”, declara Andrej, que constatou o aumento da demanda de serviços de desenvolvimento humano, com o intuito de se organizar melhor, saber lidar com dúvidas e a pressão no trabalho, além de melhorar a performance.

Tudo isso tem a ver com o relacionamento com nós mesmos, principalmente com a forma como estamos nos comunicando conosco, que geralmente passa despercebido, tornando-se um diálogo silencioso, embora poderoso, e até mesmo cruel, com exigências altas demais para serem cumpridas. O coaching é um dos canais para aprender a dialogar e se relacionar consigo mesmo, e o papel desse profissional, como alguém neutro, é observar, acompanhar e cobrar, algo que sozinhas as pessoas não conseguem, pois acabam criando histórias e desculpas para si mesmas. Ele revela que apesar de trabalhar há décadas na área, também em algumas ocasiões consulta seu coach, e justifica: “Ter um mentor é importante para nos desenvolvermos. Muitos executivos e esportistas têm um porque, como alguém de fora, ele consegue ver sob uma outra perspectiva e pontuar aquilo que precisa ser mudado. Posso ser a melhor pessoa para saber de mim, mas também sou a melhor pessoa para me enganar”, explica.

Andrej ressalta que esportistas, por exemplo, têm um coach não porque não estão indo bem, mas para superar seus limites. E, apesar de a maioria dos executivos e empresas procurarem um quando algo não está saindo como o esperado, o propósito do coaching é maior, que é promover autoconhecimento, ajudar na tomada de decisões, ensinar a trabalhar com diferentes tipos de pessoas, desafiar seus próprios limites e melhorar a performance.

Em seu trabalho, Andrej utiliza conceitos da área empresarial, esportiva e militar. Da sua experiência servindo o exército – além da participação na independência da Eslovênia –, ele agregou muito das estratégias e técnicas uitlizadas, o que foi tema, aliás, de uma de suas recentes palestras: “Como conceitos utilizados por militares e esportistas diminuem a lacuna entre planejamento e execução”, no CBTD de Santos.

Como palestrante, ele aborda temas como empreendedorismo, desenvolvimento, mudança da cultura empresarial, relações internacionais, perspectivas para jovens no mercado global. Participou de alguns Slobraz Talk , do FOPA (Fórum Paulista de Desenvolvimento), em 2019 e 2020, e do Expo Consulting 2022.

O relacionamento com a Slobraz tem muitos anos, desde que era membro ativo da Amcham de Campinas e de São Paulo. Na câmara americana, ele foi presidente do Comitê de Empreendedorismo e cofundador do grupo Small Business Affairs de São Paulo. Atualmente, ele é embaixador para a Eslovênia do Ibrei – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais. Em 2018, ele organizou junto com a GCSM (Global Council of Sustentability & Marketing) uma delegação com 80 empresários e políticos para uma visita à Eslovênia, com o apoio do Ministério de Relações Exteriores da Eslovênia.

Com sua larga experiência em desenvolvimento humano e negócios, Andrej afirma que a principal habilidade para o futuro será a flexibilidade, tanto para aprender coisas novas até o fim da vida, quanto para desaprender o que não nos serve mais. Para quem busca alta produtividade, ele diz que é preciso o básico: energia. E para isso e necessário dormir, ter uma boa alimentação e fazer exercícios físicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *