Newsletter – Notícia SLOBRAZ – Protagonismo do associado em primeiro lugar

Igor Kogej tem em seu trabalho uma missão e um modo de vida

Apresentamos o associado da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil | Slobraz, Igor Kogej. Nascido em Ljubljana Eslovênia, onde estudou Engenharia Mecânica pela Universidade de Ljubljana, Igor é esloveno-istriano e chegou ao Brasil em 2015, como gerente de projetos de uma empresa europeia. Em 2019, ele fundou a GST Náutica, que compreende a Náutica Charter, especializada em turismo náutico, administração e manutenção de embarcações, e a GST Veículos Elétricos, que comercializa e oferece assistência técnica para motocicletas e motonetas elétricas, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Um passeio de apenas dois dias – para conhecer as praias da Rio-Santos – acabou se estendendo por uma semana, e a residência no Brasil, prevista para durar os meses em que gerenciaria um projeto, tornou-se permanente. Por esse pequeno relato pode até parecer que tudo foi mero acaso, mas ouvindo um pouco da história de Igor Kogej fica evidente que sua paixão pelo mar não poderia terminar de modo diferente. Encantado com o que viu na Costa Verde – faixa litorânea entre o sul do Rio de Janeiro e o norte de São Paulo, coberta em grandes trechos pela Mata Atlântica –, Igor procurou se inteirar sobre o mercado náutico no Brasil, e viu uma oportunidade de negócio ao saber da escassez de embarcações para aluguel e de profissionais especializados.

Esloveno, com raízes na Ístria e na Caríntia, Igor é formado em Ciências Naturais e Matemática, estudou Engenharia Mecânica, e apesar de trabalhar em empresas na área de tecnologia como gerente de projetos e associado de desenvolvimento de negócios, sempre esteve ligado ao setor marítimo, administrando e fazendo manutenção de embarcações para várias empresas de charter (frete de embarcações para passeios e viagens). Essa experiência náutica fez com que conquistasse seus primeiros clientes no Brasil, administrando, realizando reformas e vistorias, contratando empresas e profissionais de manutenção. Então em 2019, Igor fundou a GST Náutica, cuja sigla envolve as duas expertises da empresa: gestão e suporte técnico e, claro, a área náutica. Dela fazem parte a GST Veículos Elétricos e a Náutica Charter.

A GST Veículos Elétricos surgiu por meio de uma oportunidade junto a um dos clientes de Igor, que foi o primeiro a trazer patinetes de rodas largas para o Brasil. Não demorou para que as motocicletas e motonetas elétricas virassem moda em alguns estados do Sul e do Sudeste, principalmente para serem usadas em cidades pequenas e planas, praias e depois, com a pandemia, como uma forma de se evitar o transporte público lotado. Além de serem rápidos e versáteis, esses veículos elétricos são ecológicos e oferecem uma economia de 84% em comparação com os movidos a gasolina (tendo como base ainda o valor de menos de 5 reais o litro do combustível), e 60% menos gastos com manutenção. A GST não é só uma revenda de motonetas, motocicletas e bicicletas elétricas, seu grande diferencial é o pós-venda, com assistência técnica, conserto, personalização e profissionais especializados em mecânica e elétrica.

Pelos caminhos do mar

A proposta da Náutica Charter é ainda mais abrangente. Ela envolve muito mais do que passeios e viagens por paisagens exuberantes, pois busca oferecer aos clientes uma experiência inesquecível no mar: de desligamento do cotidiano e conexão com a natureza. De acordo com Igor, o ideal é que as pessoas fiquem pelo menos dois dias no mar para conseguir esquecer os problemas do dia a dia, baixar a ansiedade e o sinal de alerta, e se conectar com a natureza, o que faz com que, após esse período, elas estejam recuperadas e com a capacidade renovada para se concentrarem no propósito e naquilo que nasceram para fazer, com mais disposição para criar, construir, descobrir e compartilhar amor. Aliás, essa é a missão da Náutica Charter, que está ligada à própria filosofia de vida de Igor, que recompõe suas energias no mar, pois cuidar da subjetividade, segundo ele, é importante para conseguir manter o foco profissional.

Sempre que pode, Igor navega com os clientes e mantém uma promessa consigo mesmo de não ficar longe do mar por mais de um mês. Entre as experiências vividas durante os passeios estão os encontros com orcas, que se exibiram para os tripulantes do barco. “Não há perigo”, diz ele, “pois os animais passam longe das embarcações, eles só atacam quando se sentem ameaçados ou são vítimas de ações humanas que interferem de forma significativa em seu habitat. Animais matam só para comer ou na luta para sobreviver”.

Na Náutica Charter, consultores estão preparados para escolher a melhor embarcação e sugerir roteiros de acordo com cada cliente. Opções não faltam, há lanchas, veleiros, catamarãs e embarcações confortáveis com cabines, gerador, ar-condicionado, fogão etc. Quanto aos locais para visitar, a variedade é ainda maior. Igor diz que na região da Costa Verde, “para cada dia do ano há uma ilha”. São cerca de 400 ilhas com inúmeras praias de água cristalina, enseadas, fauna e flora exuberantes, um paraíso. Uma particularidade que ele conta é a de que a Ilha Grande é uma barreira orográfica, impedindo ondas altas e ventos fortes – os ventos são geralmente entre 14 e 24 nós –, o que é ideal para aqueles que querem aprender a velejar e navegar, pois assim é mais fácil de controlar a experiência no mar. Só para comparação, na região da Croácia, outro destino oferecido pela Náutica Charter, os ventos começam com 25 e chegam a 50 nós ou mais.

Além de alugar a embarcação com skipper (comandante ou marinheiro, como é mais conhecido no Brasil), na Náutica Charter é possível alugar somente a embarcação, o bareboat, mas para isso a pessoa precisa ter habilitação e experiência em navegação. A empresa promove também eventos empresariais no mar com três, quatro ou mais embarcações juntas, atendendo grupos de 20, 50, 130 ou mais pessoas, sendo conhecidos pela navegação de catamarãs.

Dentre os destinos mais procurados, além da Ilha Grande com a Praia do Aventureiro, Parnaioca, Dois Rios, e Lopes Mendes, estão as ilhas e praias de Paraty e Saco da Mamanguá, que apesar de serem bem visitadas, são muito bonitas, diz Igor, que aproveita e faz um convite a todos da Slobraz para conhecerem esse paraíso que é a Costa Verde.

Contato:
www.nauticacharter.com.br
[email protected]
WhatsApp: +55(24) 99964-9715 ou +55(11) 97555-9028
@nauticacharterofc

www.gstveiculoseletricos.com.br
WhatsApp: + 55 (24) 98106-2820
@gstveiculoseletricos
Loja e Assistência Técnica (Atec) – Av. José Elias Rabha, 764 – Angra dos Reis – Rio de Janeiro e em breve mais uma unidade na Barra da Tijuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *