Newsletter – Notícia SLOBRAZ – Protagonismo do associado em primeiro lugar

Apresentamos o associado da Slobraz, Rodrigo Pareto, CEO e cofundador da Allegroz Inteligência Digital.

Allegroz: em compasso com cada cliente na internacionalização da sua marca

É de um termo musical que vem a origem da Allegroz, startup de assessoria e consultoria em internacionalização de marcas via e-commerce, criada em 2020. A palavra allegro, em italiano, corresponde ao compasso mais vivo e ágil na evolução do andamento da música, e foi a base perfeita para representar a variedade de soluções sinérgicas oferecidas pela empresa, ajustadas de acordo com o estágio em que cada cliente se encontra. Para completar, a letra Z deu o tom final, destacando o acompanhamento feito pela Allegroz, do início ao fim, de A à Z, ou seja, do planejamento do negócio à entrega do produto ao consumidor final.

Quem explica o conceito por trás da marca é o associado da Slobraz, Rodrigo Pareto, CEO e cofundador da Allegroz Inteligência Digital, que sinaliza a importância de se saber o nível de maturidade de cada cliente na internacionalização de seus produtos, a fim de minimizar riscos e evitar prejuízos. A partir desse conhecimento que será definida a sua atuação na empresa do cliente, que pode ir desde pesquisa de mercado, análise de produto ideal e normativas fiscais e sanitárias do país destino – importantes para a construção de um plano de negócios e cálculo da viabilidade financeira –, até a coordenação da implementação do modelo e mentoria na gestão das vendas e na estratégia de marketing digital.

O e-commerce é a área de expertise da Allegroz, que presta assistência a empresas que desejam atuar no varejo digital. No seu escopo está a criação de canais de vendas online, com loja própria da marca e em marketplaces; estratégias de comercialização e de comunicação e gestão dos canais de vendas online. Além de profissionais experientes, a Allegroz investiu em softwares que trazem o histórico do volume de vendas de e-commerce por país, permitindo identificar segmentos e produtos com maior potencial de sucesso.

Para Pareto, o e-commerce ainda é visto pela maioria dos empresários como algo novo e desconhecido que foge da rotina convencional. “Entender que ele vai além da criação de lojas online e em marketplaces, que merece dedicação e investimentos tanto quanto um canal físico tradicional para que haja crescimento, bem como perceber o retorno indireto do e-commerce em branding, são um convite para investir nesse segmento, e a Allegroz pode ser a porta de entrada para esse mercado”, diz. 

A Allegroz divide o projeto de internacionalização de marcas em cinco fases:

1ª) Análise de portfólio e pesquisa de mercado

Análise “ABC” do portfólio, quanto a volume de vendas e margem de contribuição, para definir em conjunto com o cliente quais produtos serão foco da pesquisa de mercado.

2ª) Estudo de produto e definição de MPV (Mínimo Produto Viável)

Benchmark com produtos concorrentes para identificar possíveis necessidades de adaptação para o mercado alvo, bem como levantamento de registros, certificações e normativas fiscais e sanitárias correspondentes.

3ª) Plano de negócios

Levantamento de todos investimentos necessários (por ex.: taxas de registros, certificações, abertura de empresa, adaptação de embalagem/rótulo) e custos e despesas operacionais (por ex.: frete doméstico, estocagem, comissões de vendas de marketplaces, publicidade), bem como projeção de vendas, resultado operacional, fluxo de caixa e retorno do investimento realizado. 

4ª) Implementação do projeto

Apoio na elaboração e follow up semanal, com cliente e subcontratados, de um cronograma de atividades e ações do projeto, com objetivo de diminuir o templo planejado para o Go to market (início das vendas). 

5ª) Acompanhamento das vendas e campanhas

Elaboração e definição de estratégia de branding, campanha de marketing e publicidade digital, bem como de KPI’s para todas as lojas (marketplaces e própria), com acompanhamento semanal junto à equipe do cliente, para dar suporte à análise e à tomada de decisão de ações que visem maximizar o resultado do investimento. 

Para a Allegroz o relacionamento com o cliente é algo contínuo, pois não termina com a entrega, ela continua ajudando na performance da operação, mostrando como melhorá-la a cada dia, e buscando ampliar o portfólio do projeto bem como abrir novos destinos.

Saiba mais no site da startup: www.vendendoemdolar.com.br 

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