Princípios básicos para se empreender no mercado brasileiro

O webinar “Successful entry into the Brazilian market”, promovido pela Slobraz e pela Slovenian Global Business Network (SGBN), trouxe de forma clara e objetiva as informações necessárias para empresas estrangeiras que desejam fazer negócios no Brasil.

O evento – que teve o apoio da Spirit Business Agency Slovenia, do Ministério da Economia, Desenvolvimento e Tecnologia da Eslovênia e da Embaixada da Eslovênia em Brasília – foi dividido em cinco painéis. O primeiro foi apresentado pelo advogado Paulo Perrotti, da LGPD Solution, especialista em inteligência de negócios e técnicas de negociação, além de autor de livros e ex-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá; o segundo teve a participação do CEO e cofundador da STRINGS®, Sergio Costa, especialista em promoção de investimentos, negócios internacionais e FDI (Foreign Direct Investment). A empresa DEWESoft®, representada por Primož Rome, gerente regional da América Latina, dividiu sua experiência de negócios no Brasil, no terceiro painel. O quarto contou com Erika Dvoršak, copywriter e empreendedora na área de Marketing e Multimídia, que apresentou o e-book Slovenian business in Brazil: a land of opportunities e, por fim, o último painel foi ministrado por Mateja Perovšek Ciuchini, da Slobraz, que também foi a mediadora do encontro.

Na abertura do programa, o embaixador Gorazd Renčelj ressaltou algumas vantagens para quem decide fazer negócios no Brasil: o mercado considerável e com crescente poder de compra, de 210 milhões de pessoas; a abertura do mercado, que anos atrás ainda seguia uma economia fechada e protecionista; importantes reformas como a previdenciária e outras que estão em pauta, como a tributária, que auxiliará negócios internos e investimentos de fora; o Acordo Mercosul-União Europeia e o convite para o Brasil fazer parte da OECD etc.

Ainda na abertura, Sandi Ravbar, secretário da Slobraz, falou sobre o trabalho da câmara de auxiliar empresas eslovenas que desejam fazer negócios no Brasil, assim como empresas brasileiras que queiram vender produtos e serviços na Eslovênia. Anže Skodlar, consultor jurídico da SGBN na Eslovênia, destacou o papel da organização em reunir a diáspora eslovena ao redor do mundo, promovendo negócios, encorajando a cooperação e troca de oportunidades.

Paulo Perrotti reconheceu a burocracia existente no Brasil, mas revelou que vencida essa etapa, é possível progredir. O advogado concentrou a apresentação na área legal e respondeu as questões mais comuns entre aqueles que querem entrar no mercado brasileiro: como exportar produtos e serviços para o Brasil? É possível fazer vendas diretas ou é necessário um representante de vendas? Quais são os custos envolvidos? Qual linguagem é obrigatória? Para ele, “o momento em que se entra no Brasil, se está no caminho certo para o sucesso”.

Palestrante e conferencista experiente, Sergio Costa, da Strings®, apresentou um panorama valioso para aqueles que buscam fazer negócios no Brasil. Dentre os tópicos favoráveis a investidores, Sergio confirmou a relevância do mercado doméstico, que o embaixador havia mencionado e destacou: a presença de um único idioma, apesar da extensão territorial, mas com variedades culturais que influenciam a percepção na hora de se fazer negócios; taxa de câmbio favorável para investidores estrangeiros; acordos internacionais, como o do Mercosul e da OECD, que agora entrou na agenda; e a disposição dos brasileiros no uso da tecnologia, de redes sociais e da internet. Além disso, Sergio elencou uma série de razões para se entrar no mercado brasileiro, além de trazer sugestões sobre como começar a investir, com o domínio de quem trabalha na área há 25 anos.

Confirmando muito do que foi dito por especialistas, a DEWESoft® trouxe um pouco da sua experiência de negócios no Brasil. Primož Rome disse que a entrada no país foi devido a dois motivos: a necessidade de apoiar clientes globais que já estavam no país e precisavam de suporte técnico e, claro, promover o crescimento da empresa. Ele destacou ainda a importância de buscar uma empresa que conheça os trâmites para conseguir entrar, pois sozinho é muito difícil e demora mais tempo. “Você tem de focar no que faz de melhor e deixar essa outra parte para aqueles que sabem”, disse.

Os dois últimos painéis foram sobre os projetos da Slobraz e da SGBN: o e-book Slovenian business in Brazil: a land of opportunities com dicas para empreendedores e investidores que queiram entrar no mercado brasileiro, apresentado pela autora da obra, Erika Dvoršak, e o mapa interativo da Slobraz, que promove empresas eslovenas presentes no Brasil, divididas por categorias, mostrada por Mateja Perovšek Ciuchini.

O webinar foi gravado e encontra-se disponível no canal do YouTube da Slobraz. https://www.youtube.com/watch?v=mZWW9hif15I

O idioma da apresentação é o inglês e a duração é de aproximadamente 120 minutos.

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