Programa Horizon 2020 incentiva participação de brasileiros

Pesquisadores e entidades brasileiras podem participar do “Programa Horizonte 2020” (Horizon 2020 no original), maior programa-quadro de pesquisa e inovação criado pela União Europeia (UE) com o intuito de promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, fazendo com que as inovações surgidas nos laboratórios alcancem rapidamente o mercado e se espalhem pelo mundo. 

O programa foi criado em 2014 e reúne investimentos públicos e privados estimados em 80 bilhões de euros. Ao longo dos anos, foram realizadas diversas chamadas que atendiam questões específicas a serem resolvidas, considerando os três pilares principais: ciência de excelência; liderança industrial e desafios societais. A última chamada – European Green Deal Call –, lançada no final de setembro pela Comissão da União Europeia, tem um aspecto diferente das demais, devido à urgência dos desafios que ela propõe como a crise climática e a aceleração da recuperação sustentável pós-pandemia do novo coronavírus.

Com disponibilização de 1 bilhão de euros no total, esta última chamada aborda 10 áreas, sendo as oito primeiras temáticas e as demais, horizontais: 

  1. Aumento das ambições climáticas
  2. Energia limpa, acessível e segura
  3. Indústrias para uma economia circular
  4. Construções eficientes em energia e recursos
  5. Mobilidade sustentável e inteligente
  6. Alimentação sustentável do campo para a mesa
  7. Biodiversidade e ecossistemas
  8. Poluição zero e meio ambiente livre de substâncias tóxicas
  9. Fortalecimento do conhecimento
  10. Empoderamento dos cidadãos

Inscrição e participação

O prazo final para inscrição é 26 de janeiro de 2021 e os projetos selecionados deverão ter início no segundo semestre do ano que vem. A participação brasileira pode ocorrer de duas maneiras: por meio de projetos colaborativos – em consórcio com pelo menos três Estados-Membros da UE e parceiros do mundo todo –, ou por meio de bolsas para pesquisadores, oferecidas pelas iniciativas Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA) e pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC da sigla em inglês), seguindo as normas publicadas no portal da Comissão Europeia.  

A European Green Deal Call busca projetos que entreguem resultados rápidos, visíveis e tangíveis. O Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), dentre as áreas elencadas nessa chamada, destaca a que incentiva a participação de pesquisadores brasileiros na busca de soluções para prevenir, monitorar e combater incêndios, assim como diminuir seu impacto socioeconômico e ambiental. 

Para esclarecimentos de dúvidas exclusivas sobre a participação de pesquisadores e entidades brasileiras, entre em contato com o NCP Brasileiro (National Contact Point) pelo e-mail: [email protected] 

Para saber mais a respeito do Programa Horizonte 2020 e a última chamada, seguem os links dos assuntos (site em inglês):

Sobre o Programa Horizonte 2020

Sobre a Chamada European Green Deal

Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *