Representatividade feminina e herança eslovena é foco do evento da SGBN

Para dar início a mais um episódio da série “Mulheres empreendedoras eslovenas ao redor do mundo” da Slovenian Global Business Network (SGBN), a organizadora e anfitriã do evento, Mateja Perovšek, apresentou algumas estatísticas sobre a participação feminina no empreendedorismo. “Se há 50 anos, a ideia de uma mulher dirigir seu próprio negócio pareceria, na melhor das hipóteses, ambiciosa, por causa de fatores como discriminação e desigualdade de gênero agindo contra, nos últimos 20 anos, o número de mulheres proprietárias de empresas cresceu 114% e gerou mais de 1,9 trilhão de dólares de receita”, revelou. Outros números promissores – no ano passado a porcentagem de mulheres que abriram negócios superou a dos homens, assim como a taxa de retorno de financiamentos para mulheres tem sido maior  – mostram que o empreendedorismo feminino não só tem conquistado mais espaço como tem provado seu valor. E as duas convidadas desse encontro são exemplos disso.

Como coach executiva, Lidija Drobež tem ajudado profissionais a desenvolver seu potencial, tanto para prosperarem no complexo ambiente de negócios quanto para expandirem sua carreira internacionalmente. Graduada em sociologia analítica, Lidija tem MBA, além de especializações em desenvolvimento de gestão e em coach executivo. É professora e terapeuta de mindfulness e possui formação também em psicoterapia integrativa. Há alguns anos, Lidija começou um novo negócio, a Galleria L’ Arte di Seta. Durante o encontro, ela falou sobre a “herança eslovena passada na arte em seda, que conecta passado e futuro, visto e sonhado”, que está ligada à missão da galeria. “Nosso trabalho busca fazer com que o passado não seja esquecido, preservando a herança cultural, mas não sob uma visão romântica e sim de continuidade, como um recurso para a criatividade”, explicou.

A Eslovênia é o tema da coleção “Whispers of Slovenia”, que possui cinco motivos criados por um artista renomado, que uniu a experiência pessoal dele com a herança cultural e a beleza natural do país. Foram representadas cinco regiões eslovenas: Bled, Kras, Ljubljana, Piran e Prekmurje em estampas impressas em quadrados de seda, que podem ser usados como lenços, colocados em quadros ou aplicados conforme a criatividade de cada um.

“Eu acho importante que da maneira como vivemos hoje em dia nós sejamos capazes de parar e curtir uma experiência de beleza, e tudo começa com algo que envolve nossa atenção e que nos faz desacelerar. Esses motivos são tão ricos que no momento em que alguém começa a olhar, passa a explorar e a encontrar coisas novas”, disse Lidija. As peças também podem ser uma forma de dividir experiências, como uma viagem, sonhos, datas e eventos importantes, que a galeria auxilia seus clientes a torná-los inesquecíveis. O presente, a lembrança perfeita para ser adquirida pelos eslovenos da diáspora.

Para discutir o segundo tema do dia “Representatividade de gênero na mídia e em eventos públicos na Eslovênia”, a convidada foi Marta Kos, presidente da associação de mulheres da ONA VE/She knows, que em esloveno quer dizer, ela sabe. Marta também possui um currículo extenso. Diplomata experiente, foi embaixadora da Eslovênia na Alemanha e na Suíça, jornalista, conselheira de política externa do partido que ganhou a eleição parlamentar eslovena, em 2022, e nadadora da equipe de elite na juventude. Ela também é conselheira sênior da Kreab Worldwide, uma das maiores empresas de relações públicas de Bruxelas, consultora e expert em comunicação, além de ativista, que há anos advoga em defesa de igualdade de gêneros e dos direitos das minorias.

Há dois anos, Marta notou a falta de uma ONG na Eslovênia que pudesse cuidar das questões que envolvessem a desigualdade de gênero e criou a ONA VE. Ao constatar que apenas 24% das mulheres, contra 76% dos homens, eram convidadas para participar de eventos públicos ou na mídia, ela colocou como principal objetivo da associação igualar a participação feminina. Para tanto, a ONG possui dois trabalhos: o primeiro está ligado a aumentar a autoconfiança das mulheres, pois segundo os jornalistas, é mais difícil encontrar mulheres para serem entrevistadas. Elas têm a tendência a achar que não são boas o suficiente ou ficam preocupadas com a aparência, uma vez que, diferentemente dos homens, elas são alvo de comentários nesse aspecto. Para Marta, esse receio é reflexo da tradição patriarcal do mundo em que crescemos e é preciso mudar isso. As mulheres na hora de buscar um emprego também se comportam da mesma maneira. Enquanto homens se candidatam possuindo 6 dos requisitos solicitados pela companhia, as mulheres se perguntam se são capazes tendo 9 deles. “Alguns países europeus e alguns partidos políticos adorariam nos mandar de volta à cozinha, ao cuidado exclusivo dos filhos e à igreja, o famoso 3K da Alemanha (kinder, kuche, kirche)”, acrescentou Marta.

Além de aumentar a autoconfiança nas mulheres, a ONA VE trabalha o conhecimento, que é essencial quando se fala em sucesso atualmente. Dessa forma são realizados workshops e encontros para discutir temas relevantes como sustentabilidade, aposentadoria feminina, entre outros. Marta defende uma maior participação das mulheres na mídia porque se há somente homens falando, a tendência é que se veja o mundo sob as lentes deles. As mulheres têm opiniões diferentes. A inteligência artificial foi outro ponto que ela ressaltou, pois os algoritmos estão sendo criados por homens.

A ONA VE possui hoje em dia aproximadamente 450 membros e Marta faz o convite às mulheres para se inscreverem na plataforma, que é gratuita, e assinalarem as áreas em que possuem expertise, para que as pessoas de mídia e de eventos públicos possam contactá-las.

O evento – que teve o copatrocínio do Escritório do Governo da República da Eslovênia para os Eslovenos pelo Mundo e da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil/Slobraz – foi organizado pela SGBN com o apoio das empresas: Skozar Legal & Venture, Zavod Viden, Maper Event e Future Females Slovenia.

Com o intuito de fomentar a colaboração de organizações de negócios eslovenos ao redor do mundo, Teja Pirnat, da Zavod Viden, convidou a todos para se juntar à plataforma online que conecta eslovenos e organizações eslovenas no exterior. Trata-se de uma plataforma gratuita e para acessá-la é só clicar no link https://slobusiness.link/ e pelo aplicativo mobile https://apps.apple.com/us/app/id1081683081 .

Abaixo seguem os sites das convidadas.

Lidija Drobež, MBA

Pelo site da galeria pode ser adquirida a seda de herança eslovena, como presente lindo para os parentes eslovenos pelo mundo.

www.galleria.si

www.lidijadrobez.com

Marta Kos, M.A.

www.onave.si

Para assistir ao encontro na íntegra, acesse o link ou visite o canal da SGBN no YouTube.

slobusiness.link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *