Slobraz e UEB homenageiam o embaixador da República da Eslovênia Alain Brian Bergant

Na noite do último dia 24 de julho, o embaixador da República da Eslovênia no Brasil, Alain Brian Bergant, recebeu a homenagem da Câmara de Comércio Eslovênia–Brasil (Slobraz) e da União dos Eslovenos do Brasil (UEB), em jantar organizado pelo Sr. Octávio Tavares de Oliva Filho, cônsul honorário da Eslovênia no Estado de São Paulo, e pela consulesa Sra. Rosana Hlebanja Oliva.

Na ocasião, em que estiveram presentes membros da Câmara e da União dos Eslovenos, embaixadores e empresários, Bergant foi presenteado com uma placa de homenagem e o livro Gênesis, do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, entregues pelo presidente da Slobraz, Matjaž Cokan e pelo vice-presidente da UEB, Boris Kranjc Alves. O embaixador aproveitou o momento para entregar ao Sr. Agostinho Turbian – presidente da Global Council of Sales Marketing Latin America (GCSM) –, uma placa reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento dos laços entre o Brasil e a Eslovênia.

A gestão do embaixador, iniciada em 2015, foi marcada pela intensificação do relacionamento Brasil – Eslovênia, com o aumento do contato entre autoridades dos dois países; o crescimento da balança comercial bilateral em 25%, ultrapassando os 500 bilhões de dólares, em 2018;o desenvolvimento da Câmara de Comércio Eslovênia–Brasil (SLOBRAZ) em São Paulo; a inauguração do consulado esloveno no Recife e a previsão de mais três até o final do ano no Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte.

A organização de diversos eventos culturais com exibições de arquitetura, música, fotografia e cinema eslovena fizeram parte da diplomacia cultural promovida pela Embaixada, que além de ser uma das primeiras a participar do programa Embaixada de Portas Abertas, no ano passado, recebeu uma premiação pela promoção da educação no Distrito Federal.

Em seu discurso de despedida, Bergant agradeceu o apoio da comunidade diplomática e local, sem o qual ele disse não ser possível cumprir sua missão de forma tão bem-sucedida; mostrou seu desejo de retornar ao país que foi seu lar durante estes anos, e finalizou, dizendo: “Estou muito confiante de que o próximo episódio depois de minha partida será ainda mais excitante.Ainda que o filme de ação no qual participe aqui esteja para acabar, minha paixão e história de amor com o Brasil continuará para sempre. 

Nossos agradecimentos a Alain Brian Bergant e nossos desejos de sucesso em seu novo posto diplomático.

Fotos: Simone Hlebanja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *