Strings auxilia empresas eslovenas que querem investir no Brasil

Quando se fala em investir no Brasil, um dos primeiros pontos que as empresas estrangeiras consideram é a dificuldade no entendimento de como os negócios funcionam no país. No cenário atual, por exemplo, são vários fatores que devem ser levados em conta: sistema tributário; infraestrutura; eleições; presença da concorrência, impacto da Covid-19, questões ambientais, sociais e de governança (ESG), burocracia etc.

Por outro lado, o Brasil oferece inúmeras oportunidades: é a principal economia da América Latina, com um mercado de mais de 200 milhões de pessoas, das quais 150 milhões são usuárias da internet e 111 milhões, das mídias sociais; possui dimensão continental e um único idioma; tem forte presença nas corporações internacionais; apresenta grande diversidade, além de demanda para produtos e serviços, entre outras.

Dessa forma, investir no Brasil é um ótimo negócio para as empresas estrangeiras, que para diminuir riscos e aumentar seu sucesso nas operações podem contar com assessorias especializadas como a Strings, associada da Slobraz, cuja competência está baseada na experiência de seu principal executivo: Sérgio Rodrigues Costa.  

Com rica experiência profissional, Sérgio Costa atua há mais de 25 anos nas áreas de exportações e de promoção, viabilização e atração de investimentos. Ocupou cargos de liderança nas empresas: AES Corporation, Apex-Brasil e Investe São Paulo (atual InvestSP), tendo firmado 225 projetos de investimento. 

O nome Strings — acrônimo de strategy (estratégia), investments (investimentos) e global business (negócios globais) — traduz o papel da empresa de servir como uma conexão entre as empresas estrangeiras e os parceiros de negócios no Brasil. Dessa forma, a Strings pode atuar como uma facilitadora para as empresas eslovenas que já estão estabelecidas ou que querem investir no Brasil, com uma série de serviços: 

  • Estudos de mercado para o ramo de atividade na qual a empresa atua;
  • Análise de riscos e cuidados para entrar no mercado brasileiro;
  • Auxílio no entendimento do que fazer ou não, no que diz respeito a investimentos;
  • Interpretação das leis, além de orientação sobre benefícios e incentivos fiscais para as empresas que se instalam no país;
  • Capacitação de equipes para atuar com investimento estrangeiro direto (FDI, na sigla em inglês);
  • Elaboração de estratégias para viabilização de investimentos;
  • Comércio internacional;
  • Relações governamentais. 

A experiência de Costa, liderando agências de promoção e atração de investimentos, permitiu que acumulasse conhecimentos relacionados à maneira como os investidores pensam, e também os governos, fazendo o trabalho de ligação entre os dois. A Strings fornece todas informações necessárias para que o investidor estrangeiro possa analisar a viabilidade da entrada no país, orientando sobre momento ideal, estratégias disponíveis — fusão, aquisição, greenfield (projetos incipientes) —, canais de distribuição, incidência de tarifas e alíquotas sobre o produto a ser comercializado etc.

A transparência é um dos valores seguidos pela Strings, que expõe para o cliente quando o negócio ou o momento não são favoráveis, o que dá mais segurança aos investidores. Essa, aliás, é uma das razões para a boa convivência com clientes de várias partes do mundo – Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha. Segundo Costa, “o desejo é de que a empresa seja sempre exitosa na decisão dela, seja um sim ou um não”. 

A Slobraz é a primeira câmara de comércio com a qual a Strings se associa e sua escolha é decorrente da admiração que Costa tem pelo país, onde já esteve três vezes dando palestras. “É um país maravilhoso, onde tudo funciona”, diz ele, destacando sua experiência: “A recepção ao chegar no aeroporto, a cortesia dos taxistas, a beleza única, a hospitalidade, a gastronomia, o atendimento nos hotéis e restaurantes, a segurança ao andar pelas ruas, tudo isso imprime uma percepção: a de um país sério, comprometido com o bem-estar das pessoas”. 

A primeira vez que ouviu falar da Eslovênia, em uma época em que o país não era muito conhecido, foi por meio de Štefan Bogdan Barenboim Šalej, presidente emérito da Slobraz, com quem ele trabalhou no Sebrae de Minas Gerais. Costa diz que aprendeu muito com ele, especialmente o significado de excelência. Anos depois, quando era diretor-executivo da Investe São Paulo, ele recebeu várias delegações eslovenas, percebendo que a excelência estava presente em tudo o que os eslovenos faziam.

Em conjunto com a Slobraz, a Strings pretende realizar webinars para levar conteúdo sobre investimentos aos associados. Seguindo um método de trabalho que prioriza o bom planejamento, Costa diz “There’s no time for oops in investments”, que em outras palavras significa que uma vez que ocorreu uma decisão errada, será preciso conviver com as consequências. Por isso é preciso avaliar todas as condições para que a decisão seja tomada com segurança. 

Para ele, dentro da comunidade da Slobraz é possível unir forças e gerar ótimos resultados. “São pessoas bem relacionadas, qualificadas e todas reunidas para realizar negócios, melhorar o país, promover a Eslovênia e, com isso promover o Brasil como um país que recebe bem os eslovenos, que já constroem parte da história do Brasil”, conclui.Para saber mais, visite o site da Strings: www.stringsgroup.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *