A transformação do líder do futuro começa agora

Não há dúvidas de que uma boa liderança pode mudar o destino de um negócio e até mesmo de uma nação. No entanto, se gerir uma grande organização nunca foi uma tarefa fácil mesmo em tempos bons, o desafio torna-se ainda maior diante de um cenário cada vez mais disruptivo e veloz, como o que vivemos atualmente. A quarta revolução industrial da tecnologia digital transformou o mundo e para sobreviver nessa realidade singular os líderes precisarão mudar. 

Diante de novos pilares de transformação do futuro, quais são as competências exigidas para o sucesso do líder? E se acrescido a isso tudo o líder tiver que enfrentar a crise e a imprevisibilidade de uma pandemia? As respostas, ou como diria nosso palestrante, as provocações fizeram parte do último Slobraz Talk, que contou com a participação de uma das maiores referências no Brasil em tecnologia digital, liderança e potencialização de novos negócios Andrea Iorio para falar sobre “Transformação do líder do futuro”. 

Iorio, além de palestrante, é autor do best-seller 6 competências para surfar na transformação; criador e apresentador do podcast “Metanoia Lab” – que está no Top 30 de podcasts sobre negócios; investidor-anjo e traz em seu currículo a liderança em grandes empresas. Foi diretor América Latina do aplicativo de relacionamentos Tinder, trabalhou como CDO (Chief Digital Officer) na L’Oréal, além de outras multinacionais. Essa experiência, além do olhar para o futuro, ele divide de forma didática com todos em suas apresentações. 

Mudança sempre fez parte da vida do italiano Andrea, que mora no Brasil há quase uma década. Como ele mesmo disse, a palavra metanoia resume sua vida, e resume também as competências para o líder da era digital. Metanoia em grego significa “mudar radicalmente sua forma de pensar”. E a transformação do líder do futuro começa por três pilares: pensar, executar e interagir de forma diferente. 

A tecnologia digital nos últimos anos alterou praticamente tudo o que conhecíamos. A interconectividade e efeitos da rede mudaram o pensamento lógico linear para um com inúmeras variáveis ocorrendo ao mesmo tempo; o mundo passou a ser real-time, ou seja, as reações agora são imediatas; as informações tornaram-se mais acessíveis e cresceram em demasia; a exponencialidade faz negócios surgirem e desaparecerem da noite para o dia e a inteligência artificial mostrou que não podemos mais competir com as máquinas em termos de inteligência e produtividade. 

É necessário renovar a forma como se aborda a transformação. Precisamos mudar nossa maneira de pensar e de tomar decisões. A flexibilidade cognitiva, que é a capacidade do nosso cérebro de passar por várias áreas do conhecimento para adaptar-se com rapidez ao mundo que nos cerca, é primordial. Além dessa competência precisamos de uma atitude maker, ou seja, executar. Para isso não devemos ter medo de errar, já que com o feedback é possível fazermos ajustes a um mercado que muda o tempo inteiro. E isso traz a inovação. Por fim, a última competência é a inteligência emocional. Autoconhecimento, empatia, capacidade de se relacionar e de engajar outras pessoas fazem parte do quociente emocional que nos diferencia das máquinas e que será determinante para não sermos substituídos.

Mas mesmo diante de um cenário VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo (do acrônimo em inglês) –, que com a pandemia foi elevado ao cubo, Iorio ressalta que temos oportunidades de fazer crescer nossos negócios. “Há inúmeros casos na história em que situações de crise geraram oportunidades”, diz. E acrescenta: “Nossa oportunidade é criar o presente agora. Para ser o líder do futuro não precisamos entender de tecnologia necessariamente, mas precisamos entender de pessoas”.  

Em seu podcast Metanoia Lab, que funciona como um laboratório de transformação, Iorio semanalmente fala sobre temas como liderança, inteligência emocional, competências profissionais, inovação e demais assuntos que inspiram a transformação dentro das empresas. O podcast pode ser acessado gratuitamente pelos aplicativos Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Para saber mais sobre Andrea Iorio visite o site e acesse o link para adquirir seu livro.

O vídeo do Slobraz Talk com o Andrea Iorio está disponível no canal do Youtube da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *