A Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil, em parceria com a Spirit Slovenia, com o escritório europeu da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Ministério do Turismo do Brasil, realizou a “Conferência virtual sobre investimentos para o desenvolvimento do empreendedorismo no turismo”, que contou com a presença de instituições, além de empresas eslovenas e brasileiras do setor.
O encontro foi organizado e mediado pela consultora da Slobraz, Mateja Perovšek, e a abertura foi feita pelo embaixador da República da Eslovênia em Brasília, Gorazd Renčelj, que ressaltou a importância estratégica do turismo na Eslovênia – responsável por 11% do PIB da economia nacional e a mesma proporção de empregos gerados no país –, especialmente pela ênfase dada recentemente ao turismo sustentável, que é um dos destaques do turismo esloveno. Renčelj falou ainda sobre a necessidade de cooperação entre Brasil e Eslovênia para tornar o setor mais resiliente no futuro, além de agradecer a todos os presentes e oferecer o apoio da Embaixada.
Na sequência, o embaixador do Brasil em Ljubljana, Eduardo Prisco Paraíso Ramos, disse que o turismo ajuda as relações comerciais e políticas, por isso é fundamental que os dois países pensem em programas, estratégias e recursos para desenvolver a área. Além disso, ele reforçou a importância da assinatura do memorando de entendimento, que poderá significar uma nova era para o turismo tanto para o Brasil quanto para a Eslovênia.
Guarani de Morais, do departamento de investimentos do escritório europeu da Apex Brasil, sediado em Bruxelas, mostrou como a Apex Brasil pode ajudar empresas e investidores. Com 25 anos de existência e recentemente premiada como a Melhor Agência de Promoção de Investimento na América Latina, a Apex Brasil trabalha sob três pilares: aumentar a exportação, iniciar negócios no exterior e atrair investimentos para o Brasil.
Débora Moraes da Cunha Gonçalves, diretora do departamento de atração de investimentos do Ministério do Turismo, falou do trabalho em conjunto com embaixadas e outras entidades, e Tanja Drobnič, secretária do departamento de promoção da internacionalização da Spirit Slovenia, agência pública da República da Eslovênia, apresentou um vídeo mostrando como a Eslovênia tem atraído atenção nos últimos anos.
Na segunda parte do evento, diversas travel techs, eslovenas e brasileiras, fizeram apresentações rápidas sobre seus negócios:
Business Angels of Slovenia – A presidente Nina Dremelj apresentou o clube de investidores que já tem 15 anos no mercado e atua no mundo todo. Segundo Nina, seria uma oportunidade investir no Brasil, onde ainda não tem negócios.
Ribiške Karte – Boštjan Lipnik, CEO da empresa, falou sobre o sofisticado software de gerenciamento das condições da água e dos peixes. O software fornece dados para melhorar o controle das águas, ajuda na licença para pescadores e, no turismo, orienta quanto às melhores épocas para a pescaria.
VisitVibe – O CEO Isak Suljanović mostrou a solução que por meio de um aplicativo oferece dicas aos turistas para aproveitarem a cidade como um local, com dados atualizados e recomendações confiáveis.
Pinguim – Renata Franco, fundadora e CEO da empresa, apresentou esse aplicativo que já possui mais de 90 mil usuários e funciona como uma agência de viagens, ajudando as pessoas a encontrar as melhores companhias e ofertas, além de conectá-las com outros viajantes, produtos e serviços.
Glocal Audioguide – Um guia acessado no celular, que permite aos viajantes e locais conhecer as histórias dos lugares e explorar a cidade. Tomás Arêas, CEO do Glocal Audioguide, disse que o guia virtual oferece passeios audioguiados e geolocalizados.
Temwifi Edge Computing – De acordo com o Iedo Joner Jr., fundador da empresa, essa solução tecnológica permite o armazenamento de dados que podem ser disponibilizados na rede wif-fi mesmo sem conexão com a internet. Isso permite que o turista acesse informações, mesmo quando não estiver conectado à internet.
IFriend – Representados por Leonardo Brito, CEO da empresa, e Alice Moura, a IFriend é uma plataforma que conecta turistas com guias turísticos locais; ideal para quem busca mais segurança ou tem dificuldade em se comunicar em outro idioma. Atualmente conta com mais de 130 países e mais de 5 mil guias locais cadastrados.
Smart Tour – Caio Carvalho Farias, gerente de relações internacionais, apresentou a plataforma voltada à gestão pública de turismo e à implantação de destinos turísticos inteligentes. Apesar de o modelo de negócios focar em B2G, disse que estão abertos a atender outros mercados.
Mobs2 – Rebeca Fonte, CEO da Mobs2, que desde 2018 desenvolve tecnologias para gestão de frotas de empresas de transporte e logística, apresentou o aplicativo Tidou, que permitirá ao usuário ter informações em tempo real sobre o transporte público, além de oferecer um tempo de viagem mais proveitoso. O Tidou Turismo oferecerá as atrações disponíveis na cidade para o visitante e conteúdos relativos ao local que ele está visitando.
Erika Dvoršak , como Co Host encerrou a conferencia.