Turismo é tema de conferência da Slobraz

A Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil, em parceria com a Spirit Slovenia, com o escritório europeu da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Ministério do Turismo do Brasil, realizou a “Conferência virtual sobre investimentos para o desenvolvimento do empreendedorismo no turismo”, que contou com a presença de instituições, além de empresas eslovenas e brasileiras do setor.

O encontro foi organizado e mediado pela consultora da Slobraz, Mateja Perovšek, e a abertura foi feita pelo embaixador da República da Eslovênia em Brasília, Gorazd Renčelj, que ressaltou a importância estratégica do turismo na Eslovênia – responsável por 11% do PIB da economia nacional e a mesma proporção de empregos gerados no país –, especialmente pela ênfase dada recentemente ao turismo sustentável, que é um dos destaques do turismo esloveno. Renčelj falou ainda sobre a necessidade de cooperação entre Brasil e Eslovênia para tornar o setor mais resiliente no futuro, além de agradecer a todos os presentes e oferecer o apoio da Embaixada.

Na sequência, o embaixador do Brasil em Ljubljana, Eduardo Prisco Paraíso Ramos, disse que o turismo ajuda as relações comerciais e políticas, por isso é fundamental que os dois países pensem em programas, estratégias e recursos para desenvolver a área. Além disso, ele reforçou a importância da assinatura do memorando de entendimento, que poderá significar uma nova era para o turismo tanto para o Brasil quanto para a Eslovênia.

Guarani de Morais, do departamento de investimentos do escritório europeu da Apex Brasil, sediado em Bruxelas, mostrou como a Apex Brasil pode ajudar empresas e investidores. Com 25 anos de existência e recentemente premiada como a Melhor Agência de Promoção de Investimento na América Latina, a Apex Brasil trabalha sob três pilares: aumentar a exportação, iniciar negócios no exterior e atrair investimentos para o Brasil.

Débora Moraes da Cunha Gonçalves, diretora do departamento de atração de investimentos do Ministério do Turismo, falou do trabalho em conjunto com embaixadas e outras entidades, e Tanja Drobnič, secretária do departamento de promoção da internacionalização da Spirit Slovenia, agência pública da República da Eslovênia, apresentou um vídeo mostrando como a Eslovênia tem atraído atenção nos últimos anos.

Na segunda parte do evento, diversas travel techs, eslovenas e brasileiras, fizeram apresentações rápidas sobre seus negócios:

Business Angels of Slovenia – A presidente Nina Dremelj apresentou o clube de investidores que já tem 15 anos no mercado e atua no mundo todo. Segundo Nina, seria uma oportunidade investir no Brasil, onde ainda não tem negócios.

www.poslovniangeli.si

Ribiške Karte – Boštjan Lipnik, CEO da empresa, falou sobre o sofisticado software de gerenciamento das condições da água e dos peixes. O software fornece dados para melhorar o controle das águas, ajuda na licença para pescadores e, no turismo, orienta quanto às melhores épocas para a pescaria.

www.ribiskekarte.si

VisitVibe – O CEO Isak Suljanović mostrou a solução que por meio de um aplicativo oferece dicas aos turistas para aproveitarem a cidade como um local, com dados atualizados e recomendações confiáveis.

www.visitvibe.com

Pinguim – Renata Franco, fundadora e CEO da empresa, apresentou esse aplicativo que já possui mais de 90 mil usuários e funciona como uma agência de viagens, ajudando as pessoas a encontrar as melhores companhias e ofertas, além de conectá-las com outros viajantes, produtos e serviços.

www.pinguim.app.br

Glocal Audioguide – Um guia acessado no celular, que permite aos viajantes e locais conhecer as histórias dos lugares e explorar a cidade. Tomás Arêas, CEO do Glocal Audioguide, disse que o guia virtual oferece passeios audioguiados e geolocalizados.

www.glocalaudioguide.com

Temwifi Edge Computing – De acordo com o Iedo Joner Jr., fundador da empresa, essa solução tecnológica permite o armazenamento de dados que podem ser disponibilizados na rede wif-fi mesmo sem conexão com a internet. Isso permite que o turista acesse informações, mesmo quando não estiver conectado à internet. 

www.temwifi.com.br

IFriend – Representados por Leonardo Brito, CEO da empresa, e Alice Moura, a IFriend é uma plataforma que conecta turistas com guias turísticos locais; ideal para quem busca mais segurança ou tem dificuldade em se comunicar em outro idioma. Atualmente conta com mais de 130 países e mais de 5 mil guias locais cadastrados.

www.theifriend.com

Smart Tour – Caio Carvalho Farias, gerente de relações internacionais, apresentou a plataforma voltada à gestão pública de turismo e à implantação de destinos turísticos inteligentes. Apesar de o modelo de negócios focar em B2G, disse que estão abertos a atender outros mercados.

www.smarttourbrasil.com.br

Mobs2 – Rebeca Fonte, CEO da Mobs2, que desde 2018 desenvolve tecnologias para gestão de frotas de empresas de transporte e logística, apresentou o aplicativo Tidou, que permitirá ao usuário ter informações em tempo real sobre o transporte público, além de oferecer um tempo de viagem mais proveitoso. O Tidou Turismo oferecerá as atrações disponíveis na cidade para o visitante e conteúdos relativos ao local que ele está visitando.

www.mobs2.com

Erika Dvoršak , como Co Host encerrou a conferencia.

YouTube gravação do evento
Programação do evento
Tanja Drobnič, SPIRIT SLOVENIA
Embaixador brasileiro na Eslovênia Eduardo Prisco Paraíso Ramos
Embaixador esloveno no Brasil Gorazd Renčelj
Nina Dremelj, Business Angels of Slovenia
Guarani de Morais, Apex Brasil Bruxelas
Co Host Erika Dvoršak
www.ribiskekarte.si
www.glocalaudioguide.com
www.temwifi.com.br
www.theifriend.com
www.smarttourbrasil.com.br
www.mobs2.com
www.mobs2.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *